13/03/2023 às 18h03min - Atualizada em 14/03/2023 às 00h01min

Novos cursos da Academia ATG têm inscrições abertas

Estão abertas até 26/03 as inscrições para novos cursos de música, de edição de partituras e de literatura acessível do Arte de Toda Gente, parceria da Funarte com a UFRJ. As aulas são gratuitas, em ambiente virtual da universidade e com emissão de certificado.

SALA DA NOTÍCIA Academia Arte de Toda Gente - Funarte e UFRJ
https://academia.artedetodagente.com.br
Música de Câmara – Foto Henrique Koifman - divulgação

Já estão abertas as inscrições para um novo conjunto de cursos, on-line e gratuitos, da Academia Arte de Toda Gente – ATG. Desta vez, são oferecidas vagas para os cursos de Clarineta, Trompa, Aprendendo Música de Câmara, Musescore (programa de edição de partituras) e Literatura+Educação+Acessibilidade. As aulas serão ministradas no ambiente virtual da UFRJ, com acesso restrito aos alunos matriculados, e haverá emissão de certificado para os que cumprirem as tarefas previstas. Os formulários para inscrição e mais informações sobre a Academia estão disponíveis em https://academia.artedetodagente.com.br/. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e que contempla os projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar.

Os cursos da Academia ATG têm atraído cada vez mais alunos: as turmas cujas inscrições se encerraram no dia 26 de fevereiro último, por exemplo, tiveram um número recorde de interessados, superando os 3 mil inscritos, de todas as regiões do Brasil.

 

Sobre os cursos oferecidos

No curso de clarineta, Joel Barbosa trabalhará elementos técnicos e interpretativos do instrumento através de uma abordagem histórica, com ênfase no Brasil e Europa, com algumas inserções na América Latina e EUA.

O curso de trompa, com Philip Doyle, está organizado em cinco unidades de estudo, que trabalharão emissão sonora, fundamentos técnicos, interpretação musical e aspectos gerais do instrumento.

O curso Musescore tem como objetivo capacitar estudantes a operar esse software de edição de partituras com arquitetura aberta, mas o professor Júlio Merlino também buscará fornecer conceitos e práticas de editoração musical profissional qualificada.

O curso Aprendendo Música de Câmara, com Paula da Matta, será voltado à percepção e compreensão de elementos musicais através da história da música e seus gêneros.

O curso Literatura + Educação + Acessibilidade tem como professores Bruno Abrahão, Danielle Ramos e Carla Much e abordará marcos legais sobre acessibilidade, livro, leitura e literatura; princípios teóricos, experiências com mediações de leitura acessíveis e inclusivas e formação de leitores com deficiências; recursos de acessibilidade; livros em múltiplos formatos acessíveis; línguas de sinais, identidades surdas e letramento de alunos surdos; literatura surda e poesia em línguas de sinais.

Os cinco cursos têm inscrições abertas até o dia 26/03, no site da Academia ATG: https://academia.artedetodagente.com.br/

 

Os professores:

Clarineta, Joel Barbosa – Professor de Clarineta da Escola de Música da UFBA. Graduado em Música pelo Conservatório de Tatuí e pela UNICAMP, Mestre e Doutor em Música pela University of Washington. Obteve a primeira colocação no VIII Concurso Jovens Instrumentistas, Piracicaba-SP, e, com o grupo Janela Brasileira, recebeu os prêmios “Copene Cultura e Arte” e “Rumos Itaú Cultural”. Foi integrante da Comissão de Atividades Musicais Comunitárias da ISME (International Society for Music Education), tendo participado de seus congressos na Europa, América do Norte, Ásia e África.

Trompa, Philip Doyle – Professor de Trompa da Escola de Música da UFRJ. Bacharel em Trompa e Mestre em Música pela UFRJ. Trompista solista da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e membro do Quinteto Villa-Lobos. Recebeu prêmios como: Prêmio BR-Rival em 2008 pelo CD “Quintetos de Sopro Brasileiros 1926-1974”; indicação ao Grammy Latino em 2011 pelo CD “Rasgando Seda”; Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como melhor grupo de câmara em 2001 e 2009.

Musescore, Júlio Merlino – Doutor em Música (Poéticas da Criação Musical), Mestre em Música (Composição) e Bacharel em Música (Saxofone) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Saxofone da Escola de Música da UFRJ, diretor musical e regente da UFRJazz Ensemble.

Aprendendo Música de Câmara, Paula da Matta – Pianista e Professora de Música de Câmara da Escola de Música da UFRJ. Pós-doutora pela UFRJ, Doutora em Música pela Unirio, com estágio na Université de Paris IV-Sorbonne. Estudou com Menahem Pressler na Indiana University (EUA) – tendo obtido nota máxima no curso de Performer Diploma em Piano – e com Pavel Gililov, na Hochschulefür Musik Köln, Alemanha.

 

Literatura+Educação+Acessibilidade

Bruno Abrahão – Docente do Departamento de Letras Libras da UFRJ e Doutorando em Literatura Comparada na UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre LIBRAS e letramento visual para surdos, por meio de contos, fábulas e poesia surda e contemporânea, especialmente sobre Visual Vernacular, Poesia Concreta, Poesia A-Z, SLAM de Poesia e Poema Processo.

Danielle Ramos – Doutora em Literatura Comparada (UFF) e atua como professora-adjunta do setor de Estudos Literários do Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras da UFRJ. É membro do Projeto Nacional de Letramentos (CNPq/USP) e colaboradora do grupo de trabalho Transculturalidade, linguagem e educação, da ANPOLL.

Carla Much – É uma das fundadoras e coordenadoras da Mais Diferenças – ONG que desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas. Pedagoga com especialização em educação especial – deficiência intelectual, Pós-graduada em Tecnologia Assistiva e Mestre em Psicologia da Educação.

 

O Arte de Toda Gente e sua academia

A Academia Arte de Toda Gente reúne e organiza em um mesmo espaço online todo o cardápio de cursos e oficinas à distância, abertos e gratuitos, oferecidos pelos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar – Uno.

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br)

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br)

Um Novo Olhar – UNO (www.umnovoolhar.art.br).

 

Serviço

Academia Arte de Toda Gente – novos cursos gratuitos

Onde: https://academiavirtual.artedetodagente.com.br

Quando: inscrições abertas até 26/3/2023

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre os programas da Funarte

www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: [email protected]

 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp