14/03/2023 às 17h34min - Atualizada em 16/03/2023 às 00h02min

Levantamento aponta que meios digitais representam 40% das vendas do mercado imobiliário

Casas, apartamentos, lotes e frações imobiliárias já são adquiridos por meio de campanhas de marketing digital

SALA DA NOTÍCIA Vinícius Zentner Tarquino
https://blackbeans.com.br/
Shutterstock

A tradicional maneira de comprar imóveis, com visita ao estande de venda, recepcionada por um time de corretores ainda é a principal forma de vender imóveis, mas, 40% das vendas de apartamentos, casas, terrenos e frações imobiliárias já são realizadas no âmbito digital, é o que revela uma análise realizada pela Black Beans, agência de marketing digital com foco em performance e comunicação criativa para o mercado imobiliário.

Segundo Fagner Oliveira, CMO da empresa, com os clientes cada vez mais conectados à internet, o investimento em marketing digital é uma maneira eficaz de atrair pessoas interessadas nos lançamentos imobiliários. “Com as estratégias de marketing digital, nossa intenção não é substituir a experiência do estande de venda, que é essencial, mas sim, ampliar essa sensação a pessoas que estão em um raio de distância maior ou que não possuem agenda para as visitas presenciais. O mundo digital nos permite estratégias criativas e interativas em que podemos segmentar nosso público e criar um relacionamento sólido, atraindo pessoas realmente interessadas, fazendo assim, uma segmentação real de quem tem interesse em adquirir imóveis, levando aos corretores os contatos de quem deseja investir, seja para morar, seja para rendimento financeiro”, destaca o especialista.

Segundo outro levantamento, realizado pela Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa e consultoria em negócios, junto com a ABRAINC, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, 62% dos empresários do setor de construção civil e imobiliário acreditam que o mercado será positivamente agitado em 2023. No último trimestre de 2022, houve um aumento de aproximadamente 42% de lançamentos imobiliários em comparação ao mesmo período de 2021, conforme os dados fornecidos pela CBIC, Confederação Brasileira de Indústria da Construção. Além deste ano ter uma tendência da taxa Selic, uma das principais instigadoras do mercado imobiliário, ser menor.  

O mesmo estudo apurou que 31% dos brasileiros estão buscando um novo imóvel, para moradia ou investimento. Ainda com todos esses indicadores de crescimento, as incorporadoras e construtoras precisam adotar estratégias de vendas para atrair o público e o marketing digital vem como opção. “O mercado online traz a possibilidade das vendas serem feitas de forma 100% digital, desde o primeiro contato com o corretor, tour virtual no imóvel, até a assinatura de documentos digitais, acelerando todo processo de vendas e facilitando a resolução de todas as pendências do comprador, é uma estratégia de atração de clientes, mas também de otimização de processos”, explica Luana Fernandes, diretora de criação da Black Beans.

Atuando com marketing digital imobiliário há mais de 10 anos, a Black Beans é reconhecida por cinco anos consecutivos como “Agência Digital do Ano”, pelo Prêmio ABCCom, e um dos cases de sucesso rendeu troféu de ouro pelo lançamento digital do empreendimento Uniq Mallet, da Construtora Nossolar, em que a campanha obteve um retorno 1.058 vezes maior que o investido em patrocínio de mídias digitais.

Oliveira ressalta que enquanto em uma campanha tradicional não há possibilidade de mensurar com exatidão o número de pessoas impactadas, o marketing digital oferece números de quantas pessoas estão interagindo com a publicidade. “É necessário atuar com os dois modelos, sempre. Mas o digital oferece ao cliente uma forma de interação com o cliente mais rápida, obtendo, inclusive, o contato de email e telefone, caso essa pessoa queira saber mais sobre o produto, dando a oportunidade de um atendimento personalizado. Além disso, temos como saber em tempo real quais estratégias funcionam melhor, oferecendo informações para tomadas de decisões assertivas e eficientes sobre investimentos’.

Os dados levantados pela Black Beans também se confirmam na prática nas construtoras, que já percebem uma relevância até maior do que a apresentada pelo estudo da agência, como comenta Marc Wey Hofling, CEO da MG TEC Construtora. “Estamos sempre atentos às novidades digitais, pois acreditamos que esta é uma tendência que veio para ficar e proporciona a capacidade de planejar, controlar e garantir o retorno em investimentos. Os canais digitais representam mais de 50% do nosso share em resultado de vendas e isso vem crescendo consistentemente ao longo dos anos, por isso sempre que possível nós implantamos em nosso processo de marketing online”, comenta Wey Hofling.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp