29/03/2023 às 15h55min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h02min

Grupo Patrimar concorre à prêmio de produtividade com projeto sustentável nas obras

Com votação popular, a premiação visa valorizar as empresas que fazem a diferença no setor da construção civil

SALA DA NOTÍCIA Ascom
Assessoria de imprensa
divulgação Grupo Patrimar

O Grupo Patrimar – construtora e incorporadora mineira que atua nas classes econômica, média e alta em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo -, está concorrendo ao Prêmio Produtividade do Mesmo Lado da Construção, que busca incentivar e valorizar as empresas que fazem a diferença no setor da construção civil, e é organizado pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). O case do Grupo Patrimar que está concorrendo à premiação é a implementação de melhoria nos processos de controle e distribuição de projetos envolvendo a implantação do sistema ConstruCode, um sistema de gerenciamento de projetos que melhora a produtividade da obra e reduz em 45% os custos com impressões, além de otimizar outros aspectos. A votação é popular e o público pode conhecer melhor os projetos concorrentes até o dia 10 de abril pelo site

Esse sistema de gerenciamento surgiu com o objetivo de agregar uma melhoria contínua nos processos e na produtividade no canteiro de obras. O software de gestão de projetos foi implementado em todas as obras das construtoras Patrimar e Novolar, entregando funcionalidades que além de diminuir os gastos, reduzem os erros de execução devido ao maior controle de versão dos projetos no campo e disponibilidade das informações, melhoram a comunicação entre a equipe de campo e equipe de escritório, se tem maior agilidade na liberação de projetos para a obra, mais tecnologia no canteiro de obras, promovendo maior inclusão a todos os colaboradores que precisam visualizar os projetos em campo, além de prezar pela sustentabilidade, já que em média 312 folhas eram impressas por mês em um único empreendimento de 30 pavimentos. 

Entre os dados levantados por análise realizada em obras do Grupo Patrimar acerca desse novo formato de gerenciamento dos projetos, se destacam: diminuição de 67% tempo de liberação e entrega do projeto em obra; redução de 62% em relação a quantidade de impressos e redução de 45% dos custos com impressões. 

Para Nathalia Gomes, Gerente de Qualidade e Sustentabilidade do Grupo Patrimar, as melhorias implementadas no processo de controle e distribuição de projetos, além de ser mais sustentável e reduzir os custos, ajuda a melhorar a disponibilidade de informação para todos no campo e minimizar o risco de utilização de projetos obsoletos em campo. “É muito gratificante estarmos concorrendo ao Prêmio da Produtividade com as melhorias que tivemos para a implementação das melhorias e do ConstruCode, que une alguns pilares muito importantes como sustentabilidade, otimização de processos de gestão e redução de tempo e custos”.  

Nathalia afirma também que o sistema implementado facilita o contato entre canteiro de obra, projetistas e escritório. “Apenas com a leitura do QR-Code é possível realizar o acesso ao projeto de forma on-line, minimizando o tempo de busca e disponibilizando a informação para todos. Mensuramos os ganhos que tivemos com o novo formato de gestão por meio do software em três obras do Grupo Patrimar e o resultado nos mostrou que tivemos uma melhoria significativa com o número de quantidade de impressões realizadas por obra/escritório e custo com impressão”, conclui. 

Para conhecer mais sobre o case e votar na Patrimar, basta acessar o site da premiação: https://produtividadedomesmolado.com.br/voto-3edicao/

  

Sobre a Patrimar   

Em 2023, o Grupo Patrimar completa 60 anos de história. A Companhia, que atua na construção, incorporação e comercialização de imóveis, começou sua trajetória em Minas Gerais e hoje também está no interior de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, o Grupo trabalha com empreendimentos voltados para as classes econômica e média com a Construtora Novolar e alta renda com a marca Patrimar Engenharia. Com foco constante em inovação e tecnologia, a empresa busca aliar eficiência com sustentabilidade e segurança nos projetos e processos corporativos.      

Vale destacar que em 2022, a Companhia se afirmou como forte referência no segmento, sendo uma das 10 maiores empresas de construção imobiliária do Brasil, de acordo com o Ranking Nacional de 2022 da Revista O Empreiteiro, além das conquistas do primeiro lugar na categoria Sustentabilidade Financeira e 375º lugar no ranking da Revista Isto É Dinheiro das maiores empresas do Brasil. Também é vencedora em duas categorias do "Oscar” da construção civil, o Prêmio Master Imobiliário 2022, com os empreendimentos Oceana Golf, no Rio de Janeiro, e La Réserve, em Belo Horizonte.   

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp