03/04/2023 às 17h22min - Atualizada em 04/04/2023 às 00h02min

Inscrições abertas para o Concurso Literário da 22ª Feira Internacional do Livro

Realizado desde a primeira edição da FIL, o concurso é dividido em duas categorias: Estudantil Regional, para Desenhos infantis, Poemas e Contos; e Adulto, na modalidade Crônicas. Interessados podem se inscrever até 30 de abril

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Cerimônia de entrega de premiações 2022

Ribeirão Preto (SP), 03 de abril de 2023 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto abriu o período de inscrições para o Concurso Literário da 22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

O concurso recebe inscrições até o dia 30 de abril de 2023 e é dividido em duas categorias: Estudantil Regional (para alunos de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto e região) - nas modalidades Desenho Infantil, Poema e Conto; e Adulto (para pessoas acima de 18 anos moradoras em qualquer cidade do Brasil ou no exterior) - na modalidade Crônica. No ano passado, na categoria Adulto, o concurso recebeu inscrições de diversas regiões brasileiras, como Teresina, Brasília, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Aracajú, Santo André, Ribeirão Preto, Franca, além de um texto enviado do Japão.

As inscrições devem ser feitas de forma on-line, com o preenchimento de um formulário disponibilizado no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com.br), e envio de arquivo PDF com o trabalho produzido.

"Participar de concursos literários é uma oportunidade única para aprimorar a técnica de escrita e explorar novos temas e estilos literários. Mais do que isso, vivenciar esta experiência também pode ser um exercício valioso para a autoconfiança e a coragem de mostrar ao mundo as próprias ideias e ampliar os caminhos da produção autoral", avalia Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e curadora da FIL.

Criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL) na primeira edição da Feira do Livro (2000), o concurso é uma correalização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP), com apoio da União dos Escritores Independentes (UEI), Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas, Proyecto Cultural SUR/Brasil e Academia Ribeirão-pretana de Educação (ARE).

A premiação dos vencedores do Concurso Literário ocorrerá durante a FIL que, neste ano, será realizada entre 12 e 20 de agosto, com o tema "Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo".

Sobre a FIL

A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) que, há três anos tornou-se internacional, homenageará nesta 22ª edição: Gilberto Gil (autor); Gilberto Dimenstein (autor educação); Luiza Romão (autora local), Madelaine Pires (professora); Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono).

O evento acontecerá de forma presencial em sete locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal, SESC Ribeirão Preto e RibeirãoShopping e também prevê atividades on-line.

Sobre a Fundação do Livro e Leitura

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada

(16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:

Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])

Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])

Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])

Colaboração: Angelo Davanço


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp