CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/04/2023 às 11h34min - Atualizada em 08/04/2023 às 00h03min

Lazer nas alturas: Conheça a tendência do morar contemporâneo

Arquitetos falam sobre o crescimento dos edifícios com entretenimento nas coberturas

SALA DA NOTÍCIA Afonso Wallace e Alberto Dávila
Afonso Wallace, diretor da Dávila Arquitetura e Alberto Dávila, presidente e fundador do escritório Dávila Arquitetura – @davila.arq
Acervo Pessoal | Diamond Jardins e Diamond Studios

Viver em um empreendimento moderno, com uma infraestrutura completa, sem dúvida, traz mais praticidade à rotina da família. Ter qualidade de vida é o que as pessoas buscam quando procuram um condomínio para viver. Além da praticidade e segurança que esse estilo de moradia oferece, o lazer é algo que enche os olhos e proporciona momentos divertidos e de descanso em família. Quando é possível desfrutar de uma área de lazer na cobertura do prédio, tudo fica ainda melhor.

 

O aproveitamento do topo dos edifícios para o lazer e descontração é uma prática que acontece há tempos em grandes cidades como Paris, Roma e Nova York. Bares e restaurantes instalados em terraços panorâmicos (‘rooftops’) definiram um estilo particular de fruição do espaço privado e público. Essa tendência internacional está sendo cada vez mais incorporada em edifícios no Brasil, inclusive residenciais. Isso porque morar bem tem virado sinônimo de bem-estar, conforto e funcionalidade. E é isso o que as coberturas de lazer proporcionam. Além de observar as paisagens da cidade nos terraços, ainda é possível relaxar na companhia de pessoas queridas.

 

Afonso Wallace, diretor da Dávila Arquitetura e Alberto Dávila, presidente e fundador do escritório Dávila Arquitetura, destacam que não é somente a piscina que pode ficar na parte mais alta do prédio. “Um ‘rooftop’ residencial, é ideal para promover festas, encontros e até mesmo reuniões gastronômicas com parentes e amigos, praticar esportes ou simplesmente ler um bom livro em um ambiente agradável. Essas são só algumas das tarefas potencializadas pela área de lazer na cobertura, que têm entre suas vantagens uma maior privacidade em relação a olhares da vizinhança”, frisam. 

 

Os arquitetos explicam que o uso das coberturas de edifícios para o uso coletivo dos condôminos e seus convidados conquistam cada vez mais adeptos. Além da vista panorâmica, uma das razões para o sucesso do aproveitamento da cobertura é também um melhor aproveitamento do terreno. “Esses empreendimentos tendem a se valorizar em função da verticalização das cidades. A área de lazer no topo visa perenizar a vista e de fato oferecer qualidade de vida aos moradores”, comentam. 

 

Vantagens das áreas de lazer na cobertura

 

  • Possibilidade de ter mais opções de lazer: Por exemplo, se em um condomínio comum há espaço no térreo para fazer piscina, academia, salão de festas e churrasqueira, aproveitando a cobertura é possível inserir outras comodidades, como espaço fitness, coworking, entre outros e, assim, deixar o empreendimento muito mais completo e com opções de lazer para todos os gostos;
  • Mais qualidade de vida: Não precisar sair para ir ao clube ou, até mesmo, para trabalhar por ter esse espaço no prédio é uma ótima maneira de economizar tempo e reduzir o estresse de pegar trânsito e demorar para chegar a qualquer lugar;
  • Vista diferenciada: Poder poder malhar, descansar na piscina ou aproveitar o bar do condomínio com a vista do alto do seu prédio, com toda a cidade aos seus pés.
  • Valorização do imóvel: Além dos pontos citados, outro benefício de investir em um apartamento com lazer na cobertura é a valorização do imóvel em longo prazo. Enquanto outros imóveis sofrem a valorização habitual, os condomínios que contam com lazer, especialmente na cobertura, que é um ótimo diferencial, tendem a ser ainda mais valorizados.

 

 

 

 

Fonte: Afonso Wallace, diretor da Dávila Arquitetura e Alberto Dávila, presidente e fundador do escritório Dávila Arquitetura – @davila.arq —


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp