12/04/2023 às 19h10min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h01min

Principal loja de artesanato de São Paulo inaugura quarta unidade na Pompéia

Paiol aprofunda parceria com artesãos e reflete crescimento da demanda pelo feito à mão

SALA DA NOTÍCIA Redação
Divulgação

No dia 15 de abril, sábado, a Paiol abre as portas de sua nova loja na Vila Pompéia, zona oeste da cidade de São Paulo. Com mais de 400 objetos de diferentes artesãos, artistas populares e comunidades artesanais espalhadas pelo país, o novo endereço abriga um acervo que evidencia e valoriza a cultura e a produção criativa brasileira. Esta é a quarta unidade da marca fundada em 2007, que já está presente em Pinheiros, Cerqueira César e, mais recentemente, chegou à República para reforçar o movimento criativo na Galeria Metrópole. 

Segundo seu fundador e diretor criativo Lucas Lassen, a chegada de mais uma unidade é um reflexo do aumento da demanda pelo artesanato e pela arte popular. “Com inúmeros projetos e eventos que buscam valorizar o feito à mão, ao poucos, as pessoas têm entendido a importância do artesanato para além da estética, considerando aquele objeto como um elemento que conta a história das tradições brasileiras, podendo estar na moda, na decoração ou até mesmo em um museu”, revela.


Segundo Lucas Lassen, fundador da Paiol, as pessoas têm valorizado mais o artesanato e arte popular 

 

De acordo com o Sebrae Nacional, a atividade artesanal movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano, chegando a cerca de 3% do PIB. Mais do que uma importante forma de expressão da diversidade cultural do país, o feito à mão tem se fortalecido como uma fonte de renda para milhares de famílias de todas as regiões do Brasil. 

“Em 2022, a Paiol cresceu cerca de 20% e este número acaba impactando diretamente nos artesãos, uma vez que aumentamos o número de pedidos e encomendas, além de gerar empregos aqui na cidade. A nossa participação constante em eventos e feiras, além da articulação de parcerias com grandes marcas também têm sido importantes para este aumento”, completa Lucas. 

Várias facetas da mesma identidade

 

 

O responsável pelo projeto da nova loja é o estúdio Ori Design de Interiores, que também já desenhou outras unidades da loja. Neste caso, as paredes ganham cores que evidenciam as tonalidades do Cerrado, região onde Lucas estabeleceu suas conexões mais fortes com centenas de ceramistas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. As paredes também contam com pinturas da artista Ju Amora, que ganhou notoriedade por trazer pinturas autorais em bancos de madeira e já tem outras parcerias com a Paiol.  

“Na Metrópole, nós trouxemos uma identidade que ressalta o preto, em referência às xilogravuras e ao universo do cordel. Já na Pompéia, estamos trazendo as cores do Cerrado. Em Pinheiros, faremos uma reforma que poderá evidenciar outra região onde o artesanal tem uma forte presença. A ideia é trazer uma cara individual para cada loja, mas permitindo que as pessoas possam reconhecer a nossa identidade”, finaliza Lucas. 

 

Serviço

Abertura Paiol Pompéia 

Quando: 15 de abril de 2023, Sábado, das 14h às 20h

Onde: Avenida Profº Afonso Bovero, 1239 - Pompéia

Pet Friendly


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp