CIDADE NO AR Publicidade 728x90
12/04/2023 às 19h08min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h03min

Imóveis com insetos desvalorizam em até 30% no ato da venda

Dedetização é importante para evitar proliferação de insetos em condomínios que, além de desvalorizarem, podem causar danos às estruturas, doenças, inclusive morte

SALA DA NOTÍCIA Case Comunicação Integrada
A presença de cupins pode implicar uma desvalorização que varia de 5% a 30% sobre o valor de um imóvel no ato da venda, de acordo com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci). Qualquer local urbano pode ser invadido por diversos tipos de insetos que se proliferam rapidamente e podem causar doenças, danos no imóvel até a sua desvalorização. Portanto, trata-se de uma atenção necessária para a saúde do edifício e, principalmente, das pessoas.

Para Marcos Nishikaku, CEO da CentralPrag, a maneira mais eficiente de controlar pragas em condomínios é aplicando a dedetização pelo menos duas vezes ao ano, com reforço no verão, quando é comum sua proliferação. Além disso, feita a limpeza no prédio, os insetos podem se refugiar dentro dos apartamentos, onde não haja veneno, portanto, também é muito importante dedetizar tanto o edifício quanto o apartamento, para garantir que não haja intrusos.

A lei 7.806/17 não define um prazo para a frequência da realização dos serviços de dedetização nos condomínios residenciais e comerciais, porém, a resolução da ANVISA, na seção 3, art 4°, inciso II, define a frequência mensal para o controle e monitoramento das ações preventivas e corretivas, e os especialistas do mercado sugerem que a aplicação de produtos especializados seja realizada a cada seis meses. 

Por exemplo, para condomínios próximos a córregos e terrenos baldios, o período entre uma dedetização e outra pode ser menor. Portanto, o papel do síndico é fundamental para contratar uma empresa especializada no serviço para que analise quantas vezes será necessária a aplicação do serviço.

A comunicação com moradores também é muito importante para que eles entendam a importância do processo de dedetização e onde ela será realizada até para evitar acidentes com crianças e animais de estimação. Normalmente, o procedimento acontece em ambientes como hall de entrada, corredores, escadas, fossos dos elevadores, garagens, lixeiras, entre outras áreas comuns. Lembrando que a recomendação é que o processo também ocorra nos apartamentos.

As empresas especializadas devem estar devidamente cadastradas e licenciadas junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e com registro no Conselho Profissional afeto à categoria do respectivo Responsável Técnico.

Conheça os benefícios da dedetização
Ambiente livre de pragas e outros insetos
Segurança
Limpeza
Casa livre de bactérias e vírus que podem ser transmitidos por insetos
Combate preciso a qualquer tipo de infestação
Evita novas proliferações quando feita com recorrência
Sem insetos até nas estações mais quentes
Mais proteção para a família e pets
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp