13/04/2023 às 18h05min - Atualizada em 14/04/2023 às 00h01min

Talentos baianos nos EUA: jovens ganham bolsa de estudos

EducationUSA promove em Salvador feira gratuita sobre estudos nos EUA

SALA DA NOTÍCIA LGA Comunicação
Divulgação/ EducationUSA: aluno José Guilherme Silva
O jovem de Vitória da Conquista, José Guilherme Silva tem 19 anos e um currículo impressionante. O baiano foi o primeiro brasileiro selecionado para representar o país em uma simulação da ONU na Malásia, concorrendo com 35 mil inscritos. Ele também esteve entre os mil selecionados para um curso do Supremo Tribunal Federal e Conselho Nacional de Justiça sobre Direito Constitucional, e é medalhista de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica e na Olimpíada Internacional de Medicina.

Agora, José Guilherme fará faculdade na Bowdoin College, no Maine, Estados Unidos, pois acaba de ganhar uma bolsa de estudos integral  para estudar Relações Internacionais. O objetivo dele é voltar preparado para trabalhar na área diplomática do setor público brasileiro.

“Quero causar um impacto positivo na sociedade. Na diplomacia, eu acredito que tenho a capacidade de promover acordos entre governos para avançar em pautas de justiça social, sustentabilidade ambiental e segurança pública. Eu já tinha tentado me candidatar sozinho para uma universidade nos EUA, em 2021, mas é um processo muito complicado e na primeira vez não deu certo. Uma amiga me apresentou para o EducationUSA e, com a orientação certa, eu consegui a minha oportunidade,” conta José Guilherme

O processo de candidatura em uma universidade americana exige conhecimento e organização. O EducationUSA, a rede oficial do Departamento de Estado norte-americano, se dedica a disseminar informações sobre as mais de 4.700 universidades a nível de graduação e 1.700 programas de mestrado e doutorado.

“A primeira coisa que precisamos fazer quando temos uma meta de estudar nos Estados Unidos é buscar uma informação oficial, e o EducationUSA é essa fonte. Temos orgulho de abrir espaços gratuitos para promover conversas entre brasileiros e os recrutadores de universidades renomadas,” afirma Magnolia Santos, orientadora do EducationUSA no ACBEU Bahia, um dos centros binacionais ligados à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Para aproximar os brasileiros com mais de 45 universidades americanas, a rede promove a Feira EducationUSA 2023 programada para o dia 15 de abril, em Salvador, das 16h às 19h, no Fiesta Bahia Hotel localizado na Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: bit.ly/FeiraEdusaBR2023

De Salvador, a analista em um fundo de investimentos em tecnologia, Débora Senna, de 26 anos, vem de uma família com pouco acesso à educação. Cresceu com curiosidade para descobrir o mundo e contou com a orientação da rede EducationUSA para conseguir uma vaga no curso de administração, em Babson College, Massachusetts. Hoje, já formada, ela mora em São Paulo e incentiva outros jovens a empreender.

“Meu plano é inspirar a jovens a empreenderem e investirem no espaço de tecnologia. É um campo com muitas oportunidades, principalmente para pessoas que estão construindo suas próprias histórias, existe um nicho para inovação muito forte”, diz Débora.

Programação
Salvador
15 de abril | 16h às 19h
Fiesta Bahia Hotel| Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara
Link: bit.ly/FeiraEdusaBR2023

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp