14/04/2023 às 15h26min - Atualizada em 17/04/2023 às 00h01min

MARP promove ação de desenho e colagem baseada na obra de Odilla Mestriner

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi promove neste sábado (15/04), a partir das 10h, mais uma atividade paralela à exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”. A ação de colagem e desenho "Coletar - absorver - revelar" será realizada a partir de referências pessoais dos participantes, ativadas por uma coleta junto ao jardim do MARP, por impressos do museu e pela produção artística de Odilla. Uma conversa final será realizada a partir das revelações manifestadas pelos integrantes da atividade, que é gratuita e destinada ao público acima de 15 anos. Não é necessário conhecimento prévio de desenho ou qualquer formação em artes e todo o material será fornecido pelo MARP.
 

A ação tem coordenação da arquiteta e urbanista Camila Paulucci e do gestor do MARP, Nilton Campos. "Odilla é uma grande inspiração. Através de suas obras conseguimos entender a potencialidade da arte contemporânea para possíveis reflexões sobre a sociedade e nossas memórias. Odilla apresenta a todos, enquanto pessoa, mulher e artista, a força de seus traços e gestos como identidade", avalia Camila. Para Nilton Campos, curador da exposição que pode ser visitada até 6 de maio, o desenho, umas das formas de expressão a serem utilizadas na ação de sábado, sempre esteve presente na trajetória artística de Odilla Mestriner: "Ainda bem jovem ela começou a desenhar pessoas de sua família e objetos da casa, ou seja, retratou a sua rotina. Passou a criar inicialmente, por meio do desenho, composições que seriam uma marca em sua vasta produção, explorando o grafismo, a repetição de elementos, a simetria e outros".

A exposição
"Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz" faz parte das comemorações das três décadas de criação do Museu de Arte de Ribeirão Preto. As quarenta obras em exposição fazem parte do acervo dos colecionadores Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro (empresário) e Rogerio Ruiz (médico cirurgião plástico), moradores em São Paulo e detentores de 170 trabalhos da artista.

A mostra é uma realização do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com apoio institucional da AAMARP – Associação de Amigos do MARP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre Odilla Mestriner
A ribeirão-pretana Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.

Ao longo de 50 anos de carreira nas artes, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York.

SERVIÇO
O que: Ação de colagem e desenho ‘Coletar - absorver - revelar’. Atividade gratuita para pessoas acima de 15 anos (a atividade faz parte da Exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”)
Quando: 15 de abril (sábado), a partir das 10h
Onde: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP
Informações: (16) 3635-2421

OBS> A exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz” fica aberta à visitação ao público até o próximo dia 6 de maio, no MARP 

Horários abertos ao público:
De terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30.
Aos sábados: nos dias 15/04, 29/04 e 06/05, das 9h às 15h.
No dia 21/04 (feriado) o museu estará fechado.
Fotos:Renato Lopes

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp