17/04/2023 às 15h19min - Atualizada em 18/04/2023 às 00h01min

Médicos-veterinários ganham suporte para auxiliar na saúde mental

Trilha de conhecimento disponibilizada pelo Bravecto na Universidade Corporativa da MSD Saúde Animal visa apoiar os desafios enfrentados pelos profissionais

SALA DA NOTÍCIA MSD Saúde Animal
Médicos-veterinários ganham suporte para auxiliar na saúde mental 

Trilha de conhecimento disponibilizada pelo Bravecto na Universidade Corporativa da MSD Saúde Animal visa apoiar os desafios enfrentados pelos profissionais

Estudo inédito recente feito com cerca de 2 mil médicos-veterinários brasileiros mostrou a urgência no cuidado da saúde mental desses profissionais. Os resultados trouxeram diversos dados, como o elevado nível de estresse, que é um dos principais desafios para 93% desses profissionais, a dificuldade de lidar com a perda de pacientes e o desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Por isso, atenta a essas necessidades, a MSD Saúde Animal, farmacêutica que realizou a pesquisa, lançou em sua universidade corporativa uma trilha de conhecimento especifica sobre o tema. 

A trilha, que é um espaço para atividades e tarefas para trabalhar uma competência ou habilidade específica e desenvolver o participante, é dividida em três módulos. O primeiro, com quatro aulas, traz uma introdução sobre saúde mental, a importância do autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida. Já o segundo, com cinco aulas, aborda questões como depressão, ansiedade, bornout e suicídio. O terceiro e último, com nove aulas, promove temas como o processo de luto, perda dos pets, fatores estressores da profissão e comunicação de más notícias, visando o atendimento aos tutores dos animais atendidos. A iniciativa é administrada pela psicóloga e professora acadêmica Bianca Gresele, que também orientou o levantamento. 

“A elaboração dessa trilha foi baseada nos resultados da pesquisa e visa contribuir com as necessidades sobre saúde mental apontadas pelos veterinários. Queremos reforçar a importância do olhar para a medicina veterinária, que é uma profissão essencial e nos ajuda a exercer nosso propósito como empresa, que é melhorar a vida das pessoas e a saúde e o bem-estar dos animais”, explica Daniela Baccarin, gerente de soluções e estratégias da unidade de negócio pet da MSD Saúde Animal.

Para ter acesso a nova trilha de saúde mental é só se cadastrar gratuitamente neste link.

Mais conhecimento e capacitação aos veterinários

Apesar do tema “saúde mental” ter ganhado atenção nos últimos anos, ainda é um assunto sensível de ser abordado, principalmente no âmbito profissional, e isso não é diferente na rotina da medicina veterinária. A MSD Saúde Animal, antes mesmo da pesquisa, tem se movimentado para apoiar o veterinário e colaborar com o seu desenvolvimento no mercado.

O Bravecto, antipulgas e carrapatos da companhia, por meio do programa de bem-estar voltado aos médicos-veterinários, também vai usar os achados da pesquisa para continuar apoiando estes profissionais com iniciativas para suportar o seu desenvolvimento profissional e pessoal, incluindo saúde e bem-estar.

Outro exemplo é a Universidade Corporativa MSD Saúde Animal, que oferece trilhas de conhecimento tanto em hard quanto soft skills. São assuntos extremamente necessários no contexto da pesquisa e que por isso, trazemos como competências comportamentais, que normalmente não são desenvolvidos nas universidades, a exemplo dos cursos sobre inteligência emocional e gestão das emoções no trabalho; condução de conversas difíceis e comunicação não violenta, e planejamento do tempo e gestão de tarefas, entre outros. A universidade está disponível para todos os estágios da profissão, desde estagiários até líderes, para diversas áreas de atuação, por meio de um acesso completo a uma jornada de desenvolvimento, não só com materiais, mas também workshops, palestras e eventos.

Para saber mais acesse o portal da UMSD e o de  Bravecto.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp