20/04/2023 às 17h55min - Atualizada em 21/04/2023 às 00h01min

Evento gratuito promove oficinas sobre espectro autista no Ensino Superior e no mercado de trabalho

A palestra acontece no dia 25/4, terça-feira, e faz parte do Calendário da Diversidade

SALA DA NOTÍCIA Carolina Rodriguez Teixeira
Belo Horizonte, 20 de abril de 2023 – Na próxima terça-feira, dia 25/4, será realizada mais uma palestra gratuita, online e aberta ao público do Calendário de Diversidades, promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva. O tema desse mês é “Transtorno do Espectro Autista dentro do Ensino Superior” e contará com a presença de Lucas Géo, psicólogo cognitivo-comportamental, formado pela UFMG, mestre em Neurociências (UFMG).

A palestra irá discutir os desafios que a pessoa com TEA encontra ao entrar no ensino superior e permanecer nele. Na maior parte das vezes, a dificuldade é relacional, ou seja, como o indivíduo se relaciona com os outros. Além disso, o objetivo da oficina é quebrar alguns preconceitos em relação ao autismo. “Muitas vezes, as pessoas se afastam ou evitam se aproximar por ter uma ideia distorcida do que é de fato o transtorno”, conta a psicóloga Marley Marques Zeferino, do Centro Universitário Newton Paiva.

“É perfeitamente possível estar dentro do espectro e possuir boas relações sociais, até mesmo afetivas, assim como estar integrado no mercado de trabalho e com autonomia”, explica Marley. Assim, apesar da instituição já ser rica em diversidade, isso não costuma ser visto no ambiente acadêmico. “Começamos a promover esse ciclo de debates com o objetivo de aumentar a heterogeneidade. Mensalmente, escolhemos um tema para fazer as palestras gratuitas e abertas ao público”, acrescenta Marley.

Geralmente, a instituição convida um profissional de uma área específica para falar sobre o dia a dia e os desafios da carreira. Em fevereiro foi abordado “Meninas e Mulheres na Ciência”; já em março explorou-se a “Igualdade de Gênero”. As inscrições podem ser feitas através do site e terá certificado de participação.

Serviço:
Palestra Transtorno do Espectro Autista dentro do Ensino Superior
Lucas Géo
Data: 25/04, às 18h
Local: Online
Inscrições: Site

Lucas Géo, psicólogo cognitivo-comportamental, formado pela UFMG, mestre em Neurociências (UFMG). Trabalha com público adolescente e adultos, com enfoque especial em autistas com nível de suporte 1 e 2.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 50 anos de história, o Centro Universitário Newton Paiva possui dois modernos complexos em Belo Horizonte: o campus da saúde, na Av. Silva Lobo, e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão. A instituição conta com corpo docente formado por mestres e doutores e está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais.

Atualmente a Newton Paiva oferece 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância, incluindo o modelo híbrido (Flex), mais de 90 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância. É consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NUCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Dezoito Assessoria de imprensa
Carolina Rodriguez
[email protected]
11 97247-7768
Regina Jorge
[email protected]
11 98488-6513
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp