20/04/2023 às 17h57min - Atualizada em 21/04/2023 às 00h03min

Projeto "Cine Leitura" quer aproximar crianças da literatura e do audiovisual em São João da Barra (RJ)

Seis escolas da cidade recebem o projeto, que tem o incentivo da Ferroport, nos dias 25, 26 e 27 de abril

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Divulgação

Para fomentar e difundir a literatura e o audiovisual, o projeto “Cine Literatura” será realizado nos dias 25, 26 e 27 de abril, com sessões às 9h00 e às 14h00, em seis escolas públicas de São João da Barra (RJ).

 

O Cine Leitura, que conta com patrocínio da Ferroport, empresa responsável pelo terminal de minério de ferro do Porto do Açu, também fará a doação de estruturas físicas de cinematecas, juntamente com acervos de livros e filmes para o público infantil para instituições sem fins lucrativos e espaços culturais públicos.

 

A estrutura da cinemateca terá projetor e home theater, 80 exemplares de livros de literatura infantil, com 50 títulos diferentes, 10 exemplares de livros de literatura infantil impressos em braile e 40 DVDs de títulos diferentes de filmes infantis.

 

Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, no Sudeste apenas 42% da população é leitora. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que o cenário da leitura no Brasil prospere.

 

Para Edenilson Sanches, gerente de Sustentabilidade da Ferroport, a leitura é capaz de impulsionar o desenvolvimento, melhorar a capacidade cognitiva, auxiliar na alfabetização, aumentar a criatividade e habilidades socioemocionais. “Pensando em desenvolver novos (as) leitores (as), estamos entregando o Projeto Cine Leitura para crianças em uma fase muito importante para fomentar a prática da leitura durante toda a vida. Esse projeto reforça nosso compromisso com a geração de valor para nossas partes interessadas, e mais uma vez, com foco na primeira infância”, comenta Sanches.

 

 

Sobre A FERROPORT: A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora sul-africana Anglo American e pela Prumo Logística, empresa ​privada brasileira que atua no setor de infraestrutura e logística. É uma empresa nacional responsável pela operação do terminal portuário de minério de ferro no Porto do Açu. O processo produtivo do minério que transporta começa em Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais, na mina da Anglo American. De lá, o minério é transportado por um mineroduto até chegar ao Terminal 1 do Porto do Açu, onde passa pelo processo de filtragem. Uma vez filtrado, o minério é armazenado no pátio de estocagem, onde aguarda pela chegada dos navios de carga para seguir rumo ao seu destino final.

 

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos -- exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural -- e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Ferroport. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

Cine Literatura em São João da Barra - RJ

25 de abril -- 9h00

E.E.M. "Manoel de Souza Gomes"

Estrada da Coruja, S/N -- Barra do Jacaré, São João da Barra (RJ)

 

25 de abril -- 14h00

E.M. "Angelo Antônio Mendonça"

Estrada da Concha, S/N -- Concha --1, São João da Barra (RJ)

 

26 de abril - 09h00

E.M “Luiz Délio Mendonça”

Estrada da Padaria, S/N -- Campo da Praia, São João da Barra (RJ)

 

26 de abril -- 14h00

E.M. Manoel Nunes Barreto

Estrada Principal, S/N -- Capela de São Pedro, São João da Barra (RJ)

 

27 de abril -- 9h00

E.M. Belmiro Ribeiro Alves

BR 356, S/N -- Perigoso, São João da Barra (RJ)

 

27 de abril -- 14h00

E.M. João Batista Alves

Estrada do Amparo, S/N -- Palacete, São João da Barra (RJ)


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp