28/04/2023 às 15h23min - Atualizada em 01/05/2023 às 00h01min

Hospital do GRAACC alerta para queda no estoque de sangue

A queda das doações de sangue durante feriados impacta negativamente o tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Jamille menezes
Target
Foto de Nguyễn Hiệp na Unsplash
O Hospital do GRAACC, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, alerta para queda dos índices de doação de sangue. O cenário, se torna ainda mais alarmante durante os períodos de feriados prolongados, como os que tivemos em abril.

Os pacientes em tratamento no GRAACC apresentam grande demanda transfusional. Todos os meses são realizadas mais de 500 transfusões de sangue, o que corresponde a um consumo superior a 1000 unidades de hemocomponentes (produtos derivados do fracionamento do sangue total), principalmente concentrados de hemácia e plaquetas. Cerca de 70% dessas transfusões ocorrem em pacientes internados e os outros 30% em regime ambulatorial.

“Este suporte hematológico é de fundamental importância para pacientes com câncer. A medula óssea, que é onde são produzidas as células sanguíneas, é extremamente comprometida pelo tratamento ao qual são submetidos, o que leva à anemia, risco de sangramento e risco infeccioso aumentado durante este período”, explica Dra. Paula G. Guedes Granja, médica responsável pelo Serviço de Hemoterapia do GRAACC.

Para doar sangue ao Hospital do GRAACC, é só procurar a unidade de coleta da Colsan (Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue) mais próxima da sua casa. A doação é um procedimento rápido e seguro.

Quem pode doar:
Todas as pessoas saudáveis que atendam aos requisitos abaixo:
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
  • Portar documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);

*Doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, com o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópias simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.


Saiba como e onde doar em:
https://graacc.org.br/doacaodesangue/
https://www.colsan.org.br/site/doador/processo-de-doacao/






Sobre o GRAACC
O Hospital do GRAACC é referência no tratamento de câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além do diagnóstico e tratamento do câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.

É a primeira instituição do país, especializada em câncer pediátrico, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde. Em 2021, atendeu cerca de 4 mil pacientes de todo o país e realizou mais de 33 mil consultas, além de 1,6 mil procedimentos cirúrgicos, 25 mil sessões de quimioterapia e radioterapia, e 96 transplantes de medula óssea.

Em 30 anos de atividade, o GRAACC elevou o patamar de tratamento do câncer pediátrico no Brasil, especialmente em casos de alta complexidade, com taxa média de 72% de cura, e investe constantemente em medicina individualizada e investigação genética para que cada vez mais crianças e adolescentes com câncer possam ter um futuro todo pela frente.


Assessoria de Imprensa do GRAACC
Target | Estratégia em Comunicação
Kathia Gomes -- [email protected]
Jamille Menezes -- [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp