03/05/2023 às 18h21min - Atualizada em 04/05/2023 às 00h01min

Banda Town: canção “Os Vaga-Lumes” será lançada em breve nas plataformas digitais

Música estará liberada a partir do dia 05 de maio, sexta-feira, para streaming

SALA DA NOTÍCIA Redação
Redação
G.C

F alta pouco, mas muito pouco tempo para a banda "Town" , um dos grandes destaques do Rock Alternativo, com 24 anos de carreira e muitas histórias na bagagem, surpreendem os fãs. Isso, porque no dia 05 de maio, próxima sexta-feira, o grupo de Mário Campos-MG , formado por músicos e irmãos, César Rodrigues (vocal & guitarra), Douglas Rodrigues (teclados, guitarra base & voz) e Ivan Rodrigues ( baixo & voz) , vai lançar nas plataformas digitais a canção “Os Vaga-Lumes”, faixa que fará parte do seu mais novo álbum intitulado por “Armas & Rosas”. Para alegria dos fãs, os integrantes demonstram sobre como foi o processo de criação da nova música, passando pela composição, arranjos, linha do baixo e também sobre a mixagem e masterização que foi feita pelo produtor musical "Giu Daga", um dos maiores nomes do cenário, sendo ganhador de 3 Grammys Latinos com Titãs, NX Zero, CPM22 e indicado a mais outros 9. Faça o PRÉ-SAVE da música pelo link: https://onerpm.link/428508826526 .

Em entrevista, César (vocalista e guitarrista), revela que a música 'Os Vaga-Lumes' não foi composta agora, mas no ano de 2007. Ele acrescenta que a inspiração veio dos vaga-lumes, pois, assim como eles, cada ser humano tem o seu brilho próprio. “A minha inspiração literalmente foram os vaga-lumes. Eu estava em um fim de tarde, início da noite, quando começou uma ventania muito forte e nesse momento pude perceber vários deles sobrevoando o quintal da casa, e alguns deles se destacaram dos demais com uma luz forte. Isso não é comum entre eles, porque eles não se deslocam em grande quantidade como as abelhas e os gafanhotos, e aquilo atraiu a minha atenção e fiquei impressionado com a luz própria que eles possuem. Neste momento fiz um comparativo com o ser humano, pois cada um tem o seu brilho, a sua luz própria também e às vezes uns brilham mais que os outros, mas todos brilham.

Em relação ao seu processo de criação, César adiciona que tem o costume de compor, música e letra ao mesmo tempo. Para ele, o violão é indispensável e na hora dos arranjos, a união dos integrantes é essencial. “Geralmente eu componho da seguinte forma: música e letra ao mesmo tempo e ao longo dos anos raramente aconteceu alguma parceria em termos de composição. Na banda, o Douglas (tecladista) também possui algumas composições e já até compomos juntos, mas a maioria são todas minhas, inclusive eu assino todas as faixas do álbum ‘Armas e Rosas’. Já compus músicas na guitarra, mas gosto mesmo de compor com o violão. Quando chega a hora de arranjar, aí todos da banda contribuem, o Ivan com suas linhas de baixo, o Douglas criando arranjos no teclado e também definindo arranjos de bateria, eu penso nas guitarras e depois juntos vamos lapidando esses arranjos, ouvindo, analisando o que pode ser melhor para a música”, diz.

Arranjos & honra

Já para Douglas (teclados, guitarra base & voz), na parte de arranjos e composições, o novo trabalho está muito bem feito e com certeza vai agradar o público. Para ele, ter trabalhado com o produtor musical Giu Daga foi uma honra e alegria para todos os integrantes da banda. “Quando vamos arranjar músicas, eu gosto muito de pensar como um todo, não somente nos arranjos de teclado que é o instrumento que domino, mas de forma ampla. Com certeza isso acontece por eu ser também produtor musical, e me orgulho de ter produzido este trabalho incrível. O álbum ‘Armas e Rosas’ está impecável em termos de composições e arranjos. A música ‘Os Vaga-Lumes’ também conta com a mixagem e masterização do grande produtor musical Giu Daga. Participamos de uma promoção do Giu com essa música, onde ele selecionou 5 músicas, e para nossa surpresa, fomos selecionados. Para nós uma honra tamanha, ter uma música mixada e masterizada por um grande profissional que é o Giu”, comemora.

Linha do Baixo

Ivan (baixo & voz), também fala sobre o processo de gravação da linha do baixo, da música ‘Os Vaga-lumes’. “Quando vou criar o arranjo, o César já procura deixar gravada a guia com voz e violão bem básico mesmo. Aí eu coloco o áudio da base gravada no meu aparelho de som ou no computador, e ligo o baixo e vou arranjar a música. Colocando o melhor que posso para deixar bem legal. Certas músicas, dão um pouco de dificuldade na hora de arranjar, falta inspiração. Aí tem que ser aos poucos até chegar no ponto ideal. Gravo alguma coisa, vou ouvindo e reajustando. Já tem músicas que só de escutar no violão o arranjo vem todo na mente aí fica fácil, é só transferir a ideia para o instrumento. Mas mesmo assim, quando chego na sala de gravação e começo a gravar, a colocar a linha do baixo na música, mudo o arranjo na hora, no momento em que estou gravando e, isso aconteceu com a música Os Vaga-Lumes. Mas foi muito bacana gravar essa música, sentir a pegada dela ao estar ali naquele instante fazendo parte de um trabalho maravilho que é difícil até explicar. Então é isso galera, o meu processo para gravar funciona basicamente dessa forma. Espero que vocês curtam bastante. Um abraço a todos”, conclui.

Ficha Técnica

Os Vaga-Lumes

Cidade

Autor/Compositor: César Rodrigues

Produção Musical: Douglas Rodrigues e banda Town

Bateria: Midi

Baixo: Ivan Rodrigues

Teclados: Douglas Rodrigues

Guitarras e Voz: César Rodrigues

Gravação: Estúdio Piolho de Cobra (Mário Campos/MG) entre anos de 2020 e

2022

Mixagem e masterização: Giu Daga

Arte da capa: Douglas Rodrigues

Faça o PRÉ-SAVE da música pelo link: https://onerpm.link/428508826526 .

Matéria: @felipe_jesusjornalista
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp