04/05/2023 às 12h34min - Atualizada em 05/05/2023 às 00h01min

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês comemora aumento de 29% na doação de leite materno no Hospital Geral do Grajaú

Expectativa do hospital é aumentar em mais 40 % o volume de leite materno coletado para conseguir atender a demanda de recém-nascidos internados na UTI Neonatal do hospital

SALA DA NOTÍCIA Jamille menezes
Target
Foto de Debby Hudson na Unsplash
O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) comemora o crescimento de 22% no número de doadoras no banco de leite do Hospital Geral do Grajaú (HGG), com aumento de 29% no volume de leite coletado. Os resultados de fevereiro deste ano mostram o número de 700 puérpuras atendidas no mês e cerca de 29 litros de leite materno coletado (entre presencial e domiciliar), que atenderam 24 bebês recém-nascidos internados na UTI Neonatal do hospital.
 
Atualmente, o HGG possui 48 doadoras ativas em seu banco de doadoras cadastradas, com um aumento de 42% nas coletas domiciliares. O volume de leite doado, desde janeiro de 2023 é de 52 litros. Somente as coletas domiciliares representam 37,9 litros deste volume.
 
“Estas doações salvam vidas, pois muitos recém-nascidos dependem de doação de leite materno para garantir sua alimentação, nutrição e recuperação completa. Por isso, qualquer doação é importante”, explica Andrea Matsushita, superintendente médica do Hospital Geral do Grajaú, gerido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL).
 
Por isso, o Instituto está sempre promovendo campanhas de conscientização e incentivo à doação, com o objetivo de impactar o maior número de mulheres possível e reforçar a importância da doação e do aleitamento materno.
 

 Como doar leite materno
 

Para doar leite para o Hospital Geral do Grajaú, é importante ser moradora da área de cobertura do hospital, estar em fase de amamentação, e atender a alguns pré-requisitos, como:
- Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite;
- Não fumar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas.
Todas as lactantes cadastradas recebem um kit completo para retirada do leite e materiais educativos. A coleta pode ser feita em ambiente hospitalar, nas salas especializadas dentro do próprio HGG, ou retirada domiciliar, feita por equipe técnica que visita as doadoras semanalmente. As interessadas podem fazer o castrado diretamente no Banco de Leite Humano do hospital pelo telefone (11) 3544-9444 (ramal 217).
 
Banco de Leite do HGG
Criado há três anos, o Banco de Leite do HGG passou por diversas melhorias. Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), o banco ampliou sua capacidade de atendimento e internalizou todo o processo de coleta, armazenamento e entrega do leite. Todo material passa por uma análise, que avalia a qualidade e classifica o volume e o tipo de leite. A partir daí, é encaminhado para o processo de pasteurização, com etapas de pré-seleção (off-flavor, acidez e crematócrito), processamento térmico e controle de qualidade. O material fica armazenado no Banco de Leite a uma temperatura de < -3ºC, onde são separados e destinados para bebês recém-nascidos pré-termo até crianças que necessitam do leite materno como forma de suprir deficiências nutricionais.
Sobre o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL)
 
Fundado em 2008, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) nasceu com o propósito de fortalecer a atuação social voluntária da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês na saúde pública do Brasil, tendo como missão levar a excelência administrativa e operacional, já reconhecida no setor privado, às esferas municipais e estaduais do País.
Atualmente, o Instituto é responsável pela gestão de 10 equipamentos de saúde: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), Hospital Geral do Grajaú (HGG), Hospital Regional de Registro (HRR), AME Interlagos, Hospital Regional de Jundiaí (HRJ), AME Jundiaí, AMAs Santa Cecília, Núcleo de Saúde da Fundação Lia Maria Aguiar, Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim e Ambulatório de Gratuidade.
 
 
Informações para Imprensa
Target | Estratégia em Comunicação
Kathia Gomes -- [email protected]
Jamille Menezes -- [email protected]
Tel.: (11) 3063-0477
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp