04/05/2023 às 19h36min - Atualizada em 05/05/2023 às 00h03min

Feira do Bom Retiro recebe fraternidades bolivianas neste sábado, 06

Grupos apresentam cultura e música de imigrantes que vivem na região

SALA DA NOTÍCIA Thayná Pissaia
Yumi Omi
A próxima edição da Feira do Bom Retiro, no dia 06, recebe as fraternidades bolivianas Salay Cochabamba e Mí Viejo San Simón. Além de assistir às danças tradicionais, o público tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura do país vizinho do Brasil.

O evento teve, em sua última edição, dia 29, apresentações especiais coreanas e agora traz as fraternidades bolivianas mostrando a multiculturalidade da Feira, sua característica principal.
Esta diversidade observada representa o cenário populacional do Bom Retiro, que conta com imigrantes latinos como os bolivianos e asiáticos como os coreanos.

Os bolivianos, em especial, somam mais de 75 mil somente na cidade de São Paulo, segundo dados de 2019 da Polícia Federal e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e grande parte deles mora no bairro.

Além de especiais como este serem uma forma de apresentar a cultura boliviana aos brasileiros, tornam-se também a reconexão com origens e um jeito de matar a saudade daqueles que escolheram deixar seu país.

Conheça mais sobre as fraternidades:

Salay Cochabamba
Representando a cidade de Cochamba, o sapateado do salay ao mesmo tempo em que simboliza a semeadura da terra, também apresenta o flerte dos casais e a sensualidade. A dança tem ganhado a atenção dos jovens e viu sua popularidade aumentar nos últimos anos.

A fraternidade Salay Cochabamba se apresenta a partir das 15h


Mí Viejo San Simón
A fraternidade traz em sua identidade a dança dos Caporales da região de La Paz e seus dançarinos se dividem em grupos, cada qual representando um papel como se fossem personagens. A dança feita pelos homens possui movimentos mais acrobáticos, enquanto a das mulheres tem como característica a feminilidade.

A fraternidade Mi Viejo San Simón participa com frequência do evento


A programação ainda tem apresentações do StageBreaker, grupo cover oficial da Feira, e circuitos de dança e canto de jovens covers que se inscreveram através das redes sociais do evento.

A Feira do Bom Retiro acontece todo sábado na Rua Cônego Martins, próximo a José Paulino, das 10h às 17h com entrada franca. Para aqueles que vão de transporte público, as estações Luz e Tiradentes ficam a 5 minutos do local. Estacionamentos também podem ser encontrados ao redor.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp