CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/05/2023 às 21h04min - Atualizada em 06/05/2023 às 00h01min

Educação Básica vai ganhar um aliado de outro mundo

Realms Educverse será lançado a partir de 9 de maio na 28ª edição Bett Brasil 2023 (SP)

SALA DA NOTÍCIA Redação
Pixabay
 

A Educação Básica do Brasil vai ganhar um aliado de outro mundo. Com o aval de especialistas da UFMA, do IFAM e da UFCA, o primeiro metaverso educacional em 360 graus estará disponível para as escolas públicas do Ensino Fundamental, a partir de 9 de maio na 28ª edição Bett Brasil 2023 (SP), considerada o maior encontro de educação, inovação e tecnologia da América Latina.

Estudantes do 1º ao 9º ano serão os primeiros a experimentar a sensação de um mundo digital em 3D, onde é possível estudar, divertir-se e socializar de forma imersiva. Os pareceres dos educadores indicam que o ambiente lúdico e gamificado desperta o interesse das crianças e dos pré-adolescentes, tornando o aprendizado mais agradável com direito a um “mergulho interativo”. 

No Ceará, estudantes de pedagogia e do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porteiras  — cidade a 539 km de Fortaleza — experimentaram o metaverso educacional Realms Educverse, plataforma criada pela Realmsby IP.TV. O funcionamento da plataforma, a acessibilidade e os ambientes virtuais encantaram alunos e alunas que participaram da iniciativa ao lado de monitores e professores. 

De acordo com o parecer de Karine Pinheiro, professora da UFCA no Instituto de Formação de Educadores (IFE), o uso dos óculos de realidade virtual deixou os novos usuários eufóricos. 

— O metaverso possibilitou relações de envolvimento entre os estudantes e o mundo virtual. Todos sentiram-se engajados para navegar fluidamente pelo ambiente na aula sobre o sistema nervoso, pois o ambiente virtual foi capaz de entregar uma ilusão envolvente para que os estudantes ficassem interessados em descobrir os materiais, estudando os materiais propostos — analisou a professora.

A plataforma é resultado de uma aliança internacional entre a IP.TV School — plataforma brasileira especializada em soluções de softwares — e a Smile and Learn,  empresa espanhola que desenvolve atividades interativas para crianças dos 3 aos 12 anos em ambiente virtual. 

Para completar o conteúdo do 1º ao 5º ano — a grade curricular da Espanha difere da brasileira — e cobrir a demanda relacionada aos estudantes da faixa etária do 6º ao 9º ano, a IP.TV School alocou mais de 80 profissionais, entre professores, pedagogos, programadores, produtores de vídeo e especialistas em games, que desenvolveram um projeto de metaverso grandioso e exclusivo. A nova tecnologia em 3D atende às etapas do Ensino Fundamental, completando o acervo de videoaulas e games da Smile and Learn. 

A tecnologia da Realms Powered by IP.TV é utilizada em mais de 10 mil salas de aula on-line, espalhadas por capitais e lugares remotos do Brasil, garantindo o acesso ao ensino híbrido e remoto, atendendo cerca de 9 milhões de alunos e 350 mil professores. O recurso tecnológico está presente, também, em dezenas de estúdios ao vivo. No âmbito internacional, já estabeleceu parcerias na África do Sul e Estados Unidos. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp