CIDADE NO AR Publicidade 728x90
11/05/2023 às 19h41min - Atualizada em 12/05/2023 às 00h01min

FAEP promove evento gratuito sobre capacitismo e a inclusão do aluno adulto

Intérprete de libras dos cursos de graduação da instituição, Fabiana Rodrigues de Oliveira, e psicóloga Ana Cristina Tavares, ambas educadoras da instituição, estão entre as palestrantes do evento

SALA DA NOTÍCIA Mariana Mascarenhas
Forma de discriminação que se manifesta quando as pessoas são julgadas com base em sua capacidade física ou mental, o capacitismo, infelizmente, ainda é uma realidade presente em muitos ambientes, incluindo na educação. Tal cenário envolve a exclusão de pessoas com deficiência e outras necessidades especiais, bem como de alunos adultos. Dessa forma, a inclusão desses alunos é extremamente importante, pois muitos deles têm dificuldades únicas que podem afetar seu aprendizado. Além disso, muitos estudantes adultos têm empregos ou responsabilidades familiares, o que pode limitar sua disponibilidade para estudar.
 
Ciente de tudo isso, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP) promove, no dia 17 de maio, um evento com o tema “Capacitismo e a Inclusão do Aluno Adulto”. Na oportunidade, palestrantes de diferentes áreas trarão reflexões sobre como o preconceito, ainda presente na sociedade em que vivemos, dificulta o acesso da pessoa com deficiência (PcD) às atividades da vida prática.
 
Para Fabiana Rodrigues de Oliveira, professora de libras do curso de Pedagogia da FAEP, intérprete de libras dos cursos de graduação da Faculdade e uma das palestrantes do evento, a crença em que pessoas com deficiência sejam inferiores àquelas que não possuem deficiência é muitas vezes baseada em estereótipos e preconceitos. “Estes, por sua vez, podem se manifestar em atitudes, comportamentos e políticas, os quais negam para as PcD oportunidades e recursos iguais aos que são oferecidos às pessoas sem deficiência. ”
 
Sendo assim, a professora explica que a palestra será de extrema importância por abordar as dificuldades enfrentadas pelas PcD em suas rotinas de trabalho, estudo e até mesmo nas interações sociais. O evento ainda contará a participação de Rafaela Rodrigues dos Santos, aluna com deficiência auditiva do curso de Administração, Yvan Paulo Amorim, aluno com baixa visão do curso de Gestão Pública, ambos da FAEP, Priscila de Morais, professora com deficiência física do CEI Antônio Correia e Ana Cristina Tavares, psicóloga e professora universitária da FAEP.
 
Já para a psicóloga Ana Cristina, pensar um evento com o tema capacitismo é extremamente relevante para enriquecer e atualizar as discussões sobre as questões relacionadas às PcD e à necessidade de uma sociedade cada vez mais inclusiva e livre de preconceitos. “Vamos conhecer melhor o que significa o termo capacitismo e discutir como podemos, enquanto sociedade, aprender a abandonar preconceitos construídos ao longo do tempo. A palestra tem o objetivo de trazer o ponto de vista da PcD e esclarecer as dúvidas sobre o tema”, conclui.
 
De acordo com Fabiana, a realização de eventos de inclusão e diversidade em uma instituição de ensino é fundamental para a conscientização e a promoção da igualdade de oportunidades. “A educação é um dos principais pilares para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao promover eventos desse tipo, a FAEP demonstra o seu compromisso com a promoção da diversidade e da inclusão em todos os âmbitos da vida acadêmica e social.”
 
 
Serviço:
 
Capacitismo e a Inclusão do Aluno Adulto*
 
Data: 17 de maio, às 19h30
 
Local: FAEP – Rua Cordeiro da Silva, 185, Vila Nova Parada, São Paulo
 
Inscrições pelo Sympla, clique aqui 
 
*evento presencial com transmissão online
 
Sobre os palestrantes:
 
Ana Cristina Tavares - psicóloga com especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior, atua como psicoterapeuta, psicopedagoga e também trabalha como professora universitária na FAEP e palestrante. Possui como área de interesse o desenvolvimento humano e processos de aprendizagem em todas as etapas da vida.
 
Fabiana Rodrigues de Oliveira - professora de Libras do curso de Pedagogia da FAEPIntérprete de Libras no curso de Administração. Agente de saúde há 21 anos na UBS Elísio Teixeira Leite, auxiliando pacientes com deficiência auditiva no atendimento. Intérprete de Libras dos cursos de graduação da FAEP. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré e Pós-graduada em Libras pela Uninove. Cursos de libras no Senac e Instituto Seli.
 
Yvan Paulo Amorim – aluno do curso de Gestão Pública da FAEP. PcD visual (baixão visão em ambos os olhos). Auxiliar técnico de Educação na Prefeitura de São Paulo.
 
Priscila de Morais – professora com deficiência física do CEI Antônio Correia, na Vila Dionísia. 
 
Rafaela Rodrigues dos Santos – aluna com deficiência auditiva do curso de Administração da FAEP.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp