12/05/2023 às 16h00min - Atualizada em 14/05/2023 às 00h03min

"Circuito Cidadania" destaca a importância de respeitar regras de trânsito no Jardim Anhanguera

A escola pública E.E “Morro Doce” recebe apresentações gratuitas de peça infantil nos dias 16 e 17 de maio

SALA DA NOTÍCIA Da redação
José Melo

Para incentivar as crianças a refletirem sobre a importância de ter bons hábitos no trânsito, chega à São Paulo (SP) o projeto “Circuito Cidadania”. As seis apresentações do “Circuito Cidadania” acontecem nos dias 16 e 17 de maio, na escola pública E.E “Morro Doce”. A peça é totalmente gratuita e aberta ao público. Os horários das apresentações estão listados abaixo.

 

A peça infantil conta a história de moradores de uma cidade que, pelas experiências vividas em sua rotina diária, questionam, discutem e pontuam as necessidades de uma reorganização urbana envolvendo o trânsito e os pedestres, além de refletir sobre os hábitos na cidade e os problemas das atitudes das pessoas que ali vivem.

 

O projeto contém um tom informativo e inspira o público infantil a refletir sobre a importância de respeitar as regras de trânsito para um melhor convívio entre as pessoas de uma cidade.

 

“Circuito Cidadania” consiste na montagem e circulação com 100 intervenções cênicas para o público infantil, que têm como tema a melhoria do trânsito e da vida dos habitantes nas pequenas e grandes cidades, envolvendo as crianças Juninho e Joaninha, e também Vovó Maria, que se preocupa muito pela segurança de seus netos como futuros cidadãos.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a cada ano cerca de 1,25 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito. Metade dessas vítimas corresponde a pedestres, ciclistas e motociclistas. O propósito da educação infantil para o trânsito é formar cidadãos mais conscientes, cuidadosos e responsáveis de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade.

 

O Projeto “Circuito Cidadania” está realizando sua primeira edição e já passou por cidades como Santos (SP), São Carlos (SP), Osasco (SP) Palmitos (SC), Caxambu do Sul (SC), Celso Ramos (SC) e Abdon Batista (SC), Congonhas (MG), Piracema (MG), Entre Rios de Minas (MG), Belo Vale (MG), Barão de Cocais (MG) e São Gonçalo do Amarante (CE), contemplando mais de 3.200 crianças.

 

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Circuito Cidadania” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Ricardo Martins, e patrocínio da Viação Santa Brígida.

 

Sobre a VIAÇÃO SANTA BRÍGIDA: A Viação Santa Brígida é uma empresa prestadora de serviços de transporte urbano de passageiros, dirigida pelo atual grupo acionista desde 1980. Atualmente, a empresa opera em mais de 70 linhas nas regiões Noroeste e Central do município de São Paulo, atendendo principalmente os seguintes bairros: Anhanguera, Brasilândia, Cachoeirinha, Freguesia do Ó, Jaguara, Jaraguá, Lapa, Limão, Perus, Pirituba e São Domingos. A empresa certificou-se no sistema integrado de gestão ISO-9001 e ISO-14001, que comprova a qualidade dos seus processos. A Santa Brígida possui duas garagens: uma localizada na Vila Jaguara e a outra no bairro do Mangalot. A empresa faz parte do Grupo NSO, juntamente com a Auto Viação Urubupungá, Urubupungá Transportes e Turismo e Viação Cidade de Caieiras.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos -- exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural -- e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Viação Santa Brígida. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Circuito Cidadania” em São Paulo (SP)

Datas, horários e local:

 

16/05 e 17/05, às 14h00 - 15h30 - 17h00

Escola Estadual “Morro Doce”

Rua Mário Palmério, 386 - Anhanguera, São Paulo - SP


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp