CIDADE NO AR Publicidade 728x90
07/07/2023 às 10h20min - Atualizada em 08/07/2023 às 00h06min

Saiba como cuidar do veículo durante as férias de julho

Detentora das marcas NGK e NTK, Niterra traz recomendações importantes que auxiliam na manutenção e revisão do carro nesta época do ano

SALA DA NOTÍCIA João Pedro Ribeiro
DIVULGAÇÃO

São Paulo, julho de 2023 - Com a finalidade de auxiliar os motoristas, seja aqueles que costumam viajar ou quem prefere dar um descanso ao carro, no período de férias, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especialista em componentes para sistemas de ignição, recomenda cuidados essenciais com o veículo tanto para enfrentar longas distâncias nas estradas como para deixá-lo por mais tempo na garagem.

De acordo com Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra, no caso de alguém que escolhe viajar de carro, a exigência é por um cuidado maior principalmente no tráfego por locais desconhecidos que contam com pouca estrutura e recursos, o que pode gerar eventuais transtornos. O especialista lista os seguintes conselhos pré-férias com o veículo:

1. Verificar o sistema de iluminação e o funcionamento dos limpadores de para-brisa;

2. Checar o estado dos pneus e do sistema de freio e a rodagem do veículo;

3. Trocar óleo e filtros, se já estiverem próximos da próxima revisão;

4. Verificar possíveis falhas no funcionamento do motor e consumo de combustível.
 

“Caso o motorista encontre algum dos problemas destacados, é necessário solicitar a um mecânico de confiança que faça uma inspeção no veículo”, explica Mori. “Há a revisão preventiva, que pode ser realizada por período ou por quilometragem, e a manutenção corretiva, executada quando o veículo apresenta falhas pontuais. Ambas as formas são importantes para ter uma viagem tranquila”, esclarece o especialista da Niterra.

 

Cuidados e recomendações pós-viagem

Mori também sugere alguns cuidados fundamentais com o carro no retorno de viagens de longas distâncias:

1. Efetuar uma boa lavagem: em trajetos por regiões litorâneas, devido à ação da brisa marinha, é recomendável retirar todos os resíduos de sal que podem gerar corrosão em diversos componentes;

2. Inspecionar o filtro de ventilação da cabine: em regiões do interior do Brasil, onde há muito pó, areia e barro, faz-se necessário, além de uma boa lavagem do automóvel, inspecionar o filtro de cabine, uma vez que muitos veículos possuem um filtro no sistema de ventilação da cabine;

3. Checar a quilometragem percorrida: se o carro atingiu um alto número de quilômetros rodados, deve-se verificar se a quilometragem da nova revisão foi atingida e, em caso afirmativo, procurar um profissional para efetuar a manutenção;

4. Estar atento às quedas em buracos durante o percurso: caso o veículo tenha desencadeado algum comportamento anormal, como ruído nos freios, na suspensão, no motor ou até mesmo falhas em casos de passagem por buracos, é importante solicitar uma inspeção para um profissional confiável. 

 

Manter o veículo parado por muito tempo pode gerar problemas

No cenário oposto, no qual o veículo fica estacionado por um longo período na garagem, Mori ressalta que itens como fluido de freio, óleo lubrificante, fluido de arrefecimento, pneus, sistema de freio, sistema de injeção, carburação e ignição, e bateria podem sofrer contaminação pelo combustível e até mesmo desenvolver possíveis oxidações ou rachaduras.

“Ao contrário do que se pode imaginar, a falta de uso é uma condição severa ao veículo. Por isso, o ideal é, sempre que possível, sair para rodar com o automóvel. Também é recomendável pegar um trecho de via rápida por, pelo menos, 15 minutos para que o motor atinja uma temperatura maior e possa realizar a autolimpeza, que vai remover resíduos da câmara de combustão e do sistema de escapamento e catalisador, descontaminando o óleo lubrificante”, conclui Mori. 

Para informações sobre os serviços e produtos da Niterra, acesse o site

Sobre a Niterra

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a Niterra é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: http://www.ngkntk.com.br/.

Assessoria de Imprensa

João Ribeiro (Assistente de Comunicação) - (11) 9 8151-3704
Fabiano Oliveira (Gerente de Comunicação) - (11) 9 9287-5957


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp