CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/07/2023 às 10h33min - Atualizada em 19/07/2023 às 00h04min

A importância do armazenamento e transporte em 3 temperaturas no setor alimentício

6Place
https://6place.com.br/
Freepik / Divulgação

A excelência na qualidade dos alimentos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio do ramo alimentício. Nesse contexto, o armazenamento e transporte em 3 temperaturas - também conhecido como "cadeia do frio" - revela-se como uma prática de extrema importância, garantindo a integridade e segurança alimentar em todas as etapas do processo.

A adoção da cadeia do frio traz benefícios estratégicos significativos para as empresas do setor. Em primeiro lugar, ela assegura que alimentos perecíveis sejam mantidos em condições ideais de temperatura, evitando a proliferação de bactérias e o vencimento precoce do alimento. Assim, as empresas passam a oferecer produtos mais frescos, saborosos e seguros para os consumidores, cujos aspectos fidelizam os clientes e fortalecem a reputação da marca no mercado.

Além disso, a implementação do armazenamento e transporte em 3 temperaturas permite que o negócio atinja novos mercados. A possibilidade de oferecer produtos congelados, refrigerados e em temperatura ambiente amplia o leque de opções disponíveis, atendendo às diferentes demandas dos clientes. Dessa forma, o negócio pode conquistar segmentos específicos, como a venda de refeições prontas para consumo ou produtos especiais para pessoas com restrições alimentares.

Implementar a cadeia do frio exige, contudo, planejamento e investimentos adequados. É necessário estruturar uma logística eficiente, com câmaras frias, veículos refrigerados e equipes treinadas para manusear e monitorar as temperaturas corretamente. Além disso, é fundamental estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis, que garantam a integridade dos produtos durante todo o trajeto, desde a produção até a entrega.

Tais cuidados não apenas atendem às exigências regulatórias, mas também oferecem uma vantagem competitiva significativa. Empresas que adotam o armazenamento e transporte em 3 temperaturas se destacam pela qualidade dos alimentos, redução de desperdícios e maior eficiência operacional, conquistando a confiança e fidelidade dos clientes.

Na indústria do food service, a prática é primordial para garantir a segurança alimentar, aumentar a variedade de produtos oferecidos, ampliar as oportunidades de mercado e fortalecer a reputação da empresa.

Além disso, a adoção do armazenamento e transporte em 3 temperaturas, contribui para a excelência na qualidade dos alimentos, abre portas para novos mercados, proporcionando uma vantagem competitiva significativa. Ao implementar essa prática, as empresas do setor estão não apenas garantindo a segurança alimentar, mas também construindo uma base sólida para o sucesso e o crescimento sustentável de seus negócios a longo prazo. Investir na cadeia do frio é investir no sucesso e crescimento do negócio, em um mercado cada vez mais competitivo.
 

*João Alfredo Pimentel é empresário digital serial na área de TI, fundador da 6place (plataforma digital de abastecimento) e investidor-fundador do SCALEXOPEN (fundo de investimento para startups em estágio seed e pré-seed de base tecnológica com alto poder de escalabilidade). 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp