CIDADE NO AR Publicidade 728x90
19/02/2024 às 09h10min - Atualizada em 19/02/2024 às 09h08min

Quais são os traços de uma pessoa com autismo leve? Essas pessoas podem receber o BPC/LOAS?

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com

O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Ele se manifesta em uma ampla gama de sintomas e níveis de gravidade, sendo classificado em diferentes espectros. 

 

O autismo leve, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA) leve, é uma dessas variações.

Quais são os traços de uma pessoa com autismo leve?

 

O autismo leve é caracterizado por sintomas mais sutis e menos impactantes do que em casos mais graves. Indivíduos com autismo leve podem ter dificuldades na interação social e comunicação, mas essas dificuldades podem ser menos óbvias do que em casos mais severos. 

 

Eles podem apresentar interesses específicos e comportamentos repetitivos, mas esses traços podem não interferir significativamente em suas vidas diárias.

 

Os traços comuns de uma pessoa com autismo leve incluem:

 
  • Dificuldades na Comunicação Social: Pessoas com autismo leve podem ter dificuldades em entender e responder às pistas sociais, como expressões faciais e linguagem corporal. Eles podem ter dificuldade em iniciar ou manter conversas e podem parecer desinteressados em interações sociais.
  • Interesses Específicos: Muitas vezes, pessoas com autismo leve têm interesses intensos e específicos em determinados tópicos. Eles podem passar horas pesquisando, colecionando ou falando sobre esses interesses.
  • Comportamentos Repetitivos: Isso pode incluir movimentos repetitivos, como balançar as mãos, e padrões fixos de comportamento ou rotinas. Mudanças nessas rotinas podem ser difíceis para eles lidarem.
  • Sensibilidade Sensorial: Algumas pessoas com autismo leve podem ser hipersensíveis ou hipoativas a estímulos sensoriais, como luz, som, texturas e cheiros.
  • Dificuldades na Flexibilidade Cognitiva: Eles podem ter dificuldade em mudar de uma atividade ou pensamento para outra, preferindo rotinas e estruturas previsíveis.
 

Grau de autismo leve pode receber BPC/LOAS?

 

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), é um benefício assistencial oferecido pelo governo brasileiro a pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

 

A elegibilidade para o BPC/LOAS é determinada por critérios específicos, incluindo aspectos relacionados à deficiência.

 

Para receber o BPC/LOAS, a pessoa deve atender aos seguintes critérios:

 
  • Deficiência ou Incapacidade: A pessoa deve ter uma deficiência que a impeça de participar plenamente da sociedade, seja de forma permanente ou temporária.
  • Renda Familiar: A renda per capita da família deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. Esse critério é avaliado de acordo com as informações fornecidas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
 

Aplicabilidade ao autismo leve no BPC/LOAS

 

Para determinar a elegibilidade de uma pessoa com autismo leve para o BPC/LOAS, é importante considerar a gravidade dos sintomas e como eles impactam a capacidade do indivíduo de realizar atividades diárias e participar da sociedade.

 

Embora o autismo leve possa não ser tão incapacitante quanto formas mais graves do transtorno, ainda pode afetar significativamente a vida da pessoa. 

 

Dificuldades na comunicação social e interação, juntamente com padrões comportamentais restritos e repetitivos, podem tornar desafiador para o indivíduo com autismo leve participar plenamente da sociedade e manter uma vida independente.

 

Cada caso de autismo leve deve ser avaliado individualmente para determinar se a pessoa atende aos critérios de elegibilidade do BPC/LOAS para autista. Uma avaliação abrangente deve levar em consideração não apenas os sintomas do autismo, mas também o impacto desses sintomas na capacidade da pessoa de realizar atividades diárias e funcionar de forma independente.

 

É importante reconhecer que o autismo é um espectro e que a gravidade dos sintomas pode variar amplamente de uma pessoa para outra. 

 

Portanto, mesmo que uma pessoa tenha um diagnóstico de autismo leve, ela ainda pode enfrentar desafios significativos que a tornam elegível para o BPC/LOAS pessoas com deficiência.

 

Conclusão

 

O autismo leve é uma variação do transtorno do espectro autista caracterizada por sintomas mais sutis, mas ainda pode impactar significativamente a vida da pessoa. 

 

Indivíduos com autismo leve podem enfrentar dificuldades na comunicação social, ter interesses específicos e comportamentos repetitivos, entre outros traços característicos do autismo.

 

Quanto à elegibilidade para o BPC/LOAS autismo, cada caso deve ser avaliado individualmente para determinar se a pessoa atende aos critérios estabelecidos. 

 

Embora o autismo leve possa não ser tão incapacitante quanto formas mais graves do transtorno, ainda pode afetar a capacidade da pessoa de realizar atividades diárias e participar plenamente da sociedade. 

 

Portanto, é importante considerar o impacto dos sintomas do autismo leve na vida da pessoa ao determinar sua elegibilidade para o benefício.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp