26/04/2019 às 18h44min - Atualizada em 26/04/2019 às 18h44min

Colégio Franciscano Pio XII reduz uso de copos plásticos e recebe homenagem da ONU

Em seis meses, foram poupados mais de 27 mil copos descartáveis no Colégio; Projeto foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas por estimular a conscientização com o meio ambiente

COMMUNICA BRASIL
O Colégio Franciscano Pio XII, instituição localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, foi homenageado pela ONU Meio Ambiente com o Termo de Agradecimento por iniciativa que evita o uso e descarte de copos plásticos. Só no Colégio, em seis meses foram poupados mais de 27 mil copos descartáveis em espaços como nos bebedouros e na sala dos professores, por meio de ações inspiradas no projeto “Por Amor ao Mar” e na campanha “Mares Limpos”, que busca aumentar e incentivar práticas sustentáveis para crianças.
 
Rosimeire Vicente, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio, explica que a ideia é, em um primeiro momento, reduzir os copos descartáveis no Pio XII e passar para a redução de canudos. “Queremos envolver todos os níveis com um empenho ainda maior; vamos mobilizar as famílias e também os serviços terceirizados, além de reduzir os descartáveis nos eventos”. Para ela, fazer com que a criança tenha essa experiência desde pequena a leva a uma transformação interna, para que reeduquem seus pais, amigos e a comunidade com essas questões. “É um processo que começa dentro do espaço escolar, onde o diálogo para essa situação surge. O passo é tornar esses educandos para transferir esse conhecimento para o mundo”, saliente a coordenadora.
 
O projeto foi iniciado com alunos dos 2ºs e 3ºs anos e, partindo desta ideia, foram implantadas ações no Colégio, como enquetes sobre uso de copos retráteis em vez de descartáveis, estudos e pesquisas relacionados ao tema e releituras de obras de arte utilizando lixo reciclável. Ainda, os 6ºs anos desenvolveram um trabalho levantando dados sobre o lixo ao longo da história e os impactos do plástico ao meio ambiente, refletindo também sobre a invisibilidade social sofrida pelos catadores.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp