Para seguir transformando vidas através da arte, Semeando Cultura reinicia o ciclo 2020/21 seguindo as orientações de medidas mais restritivas e com distanciamento controlado em todo o Estado do Rio Grande do Sul, com início no último sábado (27). Assim, o projeto retoma as oficinas em março utilizando ferramentas online pela primeira vez.
“O contato online já é constante com os alunos e seus responsáveis, por isso vamos utilizar essas plataformas para dar início às atividades e, assim que possível, faremos a transição para as aulas híbridas, agregando encontros presenciais que seguirão todos os protocolos de prevenção exigidos, como o distanciamento, uso de máscara e álcool gel. E as coordenadoras locais manterão pais e responsáveis avisados sobre o andamento do projeto e a previsão de retorno presencial”, comenta Ana Paula Santos, coordenadora geral do projeto.
Avançando de fase, as aulas de música acontecerão na Biblioteca Municipal e as de ballet na Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Horizontina – ACIAP. As matrículas deverão ser feitas pelo WhatsApp – (55) 9.9928-1881 com Eneida ou (55) 9.9621-5610 com Maristela) – até sexta-feira (05/03), sempre das 09h às 14h. As inscrições são voltadas para crianças, adolescentes e jovens regularmente matriculados na rede pública de ensino.
“O intuito do projeto é democratizar o acesso à cultura, promovendo ações que contribuam para a autoestima, sensibilidade e criatividade dos alunos. A escolha das modalidades leva em consideração o fato de a dança e a música contribuírem beneficamente para o desenvolvimento do ser humano, especialmente nos primeiros anos de vida. Além disso, são oficinas que estimulam o trabalho em grupo, a disciplina e a concentração”, conclui Ana Paula.
Com o objetivo de promover a inclusão social através do acesso à cultura de qualidade, o projeto prevê a realização de um espetáculo final que revisita todo o aprendizado ao longo do ano e reverbera em uma emoção quase palpável no palco. A apresentação também é gratuita e visa expandir o projeto para toda a população horizontinense, porém só será realizada quando e se houver mudanças no cenário, tornando a reunião presencial possível e segura para todos.