23/04/2021 às 16h42min - Atualizada em 23/04/2021 às 16h38min

Palestra online discute importância da aplicação do teatro e das artes cênicas nas atividades escolares

Durval Cristóvão reflete sobre a criatividade do professor e os benefícios que são conquistados no uso de outras linguagens curriculares

Patrícia Nascimento - cidadenoar.com
Em um ambiente cada vez mais conectado, tornar as aulas atrativas é um desafio encarado por qualquer profissional da educação. E, para além do uso da tecnologia, valer-se de outros formatos e linguagens pode ser uma alternativa interessante. Por isso, a palestra ministrada por Durval Cristóvão no próximo dia 27 de abril (terça-feira) vai refletir sobre a importância da aplicação do teatro na sala de aula e os benefícios advindos dessa linguagem na formação acadêmica.
 
“Uma peça pode ser a imagem abreviada de um mundo e, desse modo, tudo pode caber dentro dela. Na sala de aula, é possível trabalhar todos os componentes curriculares com o uso da linguagem teatral durante a montagem de um espetáculo. Na palestra, vou apresentar os caminhos para a criação teatral em sala de aula, os seus benefícios e as estratégias para que o professor possa trabalhar outras linguagens curriculares que acarretem em ganhos para si – enquanto educador – e para os alunos”, explica o professor de teatro e filosofia que é também ator, roteirista e diretor.
 
A intenção da palestra, que integra a programação do projeto Teatro na Villa – 2ª Edição, é mostrar uma nova visão e apontar os pontos positivos de se levar os conceitos do teatro e das artes cênicas para um espaço que é conhecido por ser tradicional e conservador. “Nós, enquanto professores, sempre buscamos levar o conteúdo para o aluno de uma forma mais simplificada, a fim de facilitar sua assimilação. O conceito e as ferramentas das artes cênicas, por exemplo, podem ser utilizados e aplicados para potencializar, favorecer e enriquecer o aprendizado de forma mais assertiva e eficaz”, explica Durval.
 
Marcada para às 19h30, a palestra é online, gratuita e voltada para professores, educadores e estudantes da área, bem como para pessoas interessadas pelo tema. Na oportunidade, Durval terá a companhia da atriz, cordelista e contadora de histórias, Mariana Bigio, que vai encenar alguns exemplos, ajudando a dar vida à live – que será transmitida no Canal da Villa 7 | AH7. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a ação é apresentada pelo Ministério do Turismo através da Secretaria Especial de Cultura, contando com produção da Villa 7 Cultura e Agroinfo, apoio cultural da AH 7 Gestão Cultural e patrocínio das empresas Chem-Trend e Adere.
 
Sobre a Villa7 Cultura: Com experiência de uma década no desenvolvimento de projetos culturais, a Villa 7 Cultura cria projetos assertivos, direcionados e personalizados para empresas que desejam promover a sinergia entre sua missão, visão e valores com as necessidades (reais) da comunidade que os recebe. A partir do comprometimento necessário para condução dos projetos de maneira ágil e singular com transparência e boa utilização dos recursos, a Villa 7 estreita laços com ONGs, instituições e artistas, trabalhando árdua e intensivamente para levar o melhor conteúdo para plateias mais do que especiais.
 
Sobre a Agroinfo: A AGROINFO TI é uma empresa especializada na gestão administrativa e na produção executiva de projetos, com logística inteligente e eficaz.
 
Sobre a Chem-Trend: A Chem-Trend é a parceira mais conhecida mundialmente em agentes desmoldantes, agentes de purga e outras especialidades químicas de processo. Utilizando uma abordagem centrada no cliente e profunda pesquisa e desenvolvimento, a Chem-Trend fornece a sua expertise desde 1986 no Brasil e suas soluções inovadoras para ajudar seus clientes a se tornarem mais eficientes, produtivos e sustentáveis, agora e no futuro. A Chem-Trend oferece uma rede global integrada de especialistas técnicos e de produção experientes, reconhecidos e perspicazes, com instalações de ponta em Pesquisa & Desenvolvimento que dão suporte a uma ampla variedade de indústrias e necessidades. A empresa atende os seus clientes por meio de escritórios e plantas na América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa, e é parte do Grupo Freudenberg. Para mais informações, visite https://br.chemtrend.com/.
 
Sobre a Adere: Fundada em 1967, a ADERE é a maior empresa de capital nacional fabricante de fitas adesivas no Brasil. Com um portfólio variado e foco em fitas, etiquetas e papéis autoadesivos, é referência no mercado global, desenvolvendo, fabricando e comercializando tecnologias e soluções que aderem.
 
Sobre Durval Cristóvão: Durval Cristóvão, pernambucano, é um artista que transita entre o teatro e o cinema. É professor de teatro e de filosofia, ator, roteirista e diretor. Fundou e coordenou o Núcleo de Teatro Experimental (NUTE), do Centro Cultural Benfica. Atualmente é professor de palhaçaria, diretor do Tapacurá (produtora de vídeos) e do Círculo Mágico da Cabriola (grupo de teatro de rua).
 
Sobre Mariane Bigio: Pernambucana do Recife e verdadeira entusiasta da palavra, Mari Bigio é poeta cordelista com mais de 13 anos de carreira. É também contadora de histórias, cantora, compositora e radialista; ministra oficinas de literatura para crianças, jovens e adultos, integra o projeto Cordel Animado junto à sua irmã (Milla Bigio) e apresenta o programa de rádio infantil Rádio Matraquinha. Tem ainda dezenas de cordéis publicados, além de 11 livros infantis.
 


SERVIÇO – Palestra: A importância da aplicação do teatro na sala de aula e como preparar aulas que desenvolvam a atividade teatral e os benefícios da ação nas outras linguagens curriculares
Dia e Hora: Terça-feira, 27 de abril de 2021, às 19h30
Transmissão ao vivo: Canal da Villa 7 | AH7 no Youtube
Evento online e gratuito

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp