22/11/2023 às 10h44min - Atualizada em 22/11/2023 às 10h43min

Pátio de São Pedro recebe o 1º Festival de Cultura Negra de Pernambuco nesta terça

AFROFEST promoverá uma noite de apresentações culturais com grupos que evidenciam a música preta e popular do estado

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Foto: Divulgação
Recife recebe nesta terça-feira (21), a partir das 18h, no Pátio de São Pedro, a primeira edição do Festival de Cultura Negra de Pernambuco, o AFROFEST. O evento, com acesso gratuito, promoverá uma noite de junção artística plural do nosso estado com muito samba, hip hop, coco, afoxé, frevo e maracatu, além de exposição de artes. 

Dentro da programação, shows com o Coco Raízes de Arcoverde, do Sertão do estado, a Banda Faces do Subúrbio, pioneira do Hip hop em Pernambuco, Orquestra de Bolso da cidade de Olinda, Pretas do Samba, com Helena Cristina, Gabi do Carmo e Surama Rheis, o Grupo Edún Àrá Sangô, a Banda Ojú Obá, o Afoxé Filhos de Dandalunda, a Banda Ojú Obá, o Coco do Mestre Biu e a Roda de Samba o Batuqueiros. 

Já a exposição terá o tema “Maracatu de Baque Solto: Da Resistência à Resiliência!”, com curadoria do articulador cultural João Monteiro. O trabalho exibido é idealizada pelo artista plástico autodidata João Artur, pernambucano, negro e do município de Paudalho. Desde 1997, ele pesquisa e pinta os Maracatus de Baque Solto da Zona da Mata Norte de Pernambuco, sendo reconhecido com a sua arte no Brasil e no mundo. 

O 1º AFROFEST tem como proposta ser um espaço de protagonismo da música preta e popular, para que o fazer cultural seja respeitado, valorizado e  visibilizado, bem como, potencializar a cultura preta de Matriz Africana e a Afro-Brasileira em suas diversas formas. Como homenageados, o festival terá o cantor e compositor Marrom Brasileiro e “in memoriam”, Marta Almeida, Nado MNU e Geovana Moura, três referências de luta. 

O evento é concebido e idealizado pela ativista e produtora cultural Jadion Helena, com realização da CRIA Produções Artísticas e de Turismo. O AFROFEST tem o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura do Recife, Prefeitura do Recife, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado.

SERVIÇO: 
1º Festival de Cultura Negra de Pernambuco

Quando: Terça-feira – 21/11

Horário: A partir das 18h

Local: Pátio de São Pedro – Rua São Pedro, São José, Recife.

Acesso gratuito

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp