CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/11/2021 às 11h41min - Atualizada em 07/11/2021 às 00h00min

Pesquisa revela os desejos dos paranaenses que vivem em condomínio

Área de lazer e segurança são itens valorizados

SALA DA NOTÍCIA marlise groth mem
https://aacepr.com.br/
Divulgação| Pixabay

O que diferencia um imóvel em condomínio? Quais são os itens mais valorizados por quem já reside ou pretende morar nesses ambientes coletivos? A partir dessas indagações, a Rede Imóveis – composta pela união das dez principais imobiliárias de Curitiba – elaborou uma pesquisa para descobrir as preferências dos consumidores.

O estudo foi apresentado num congresso virtual, em setembro, promovido pela Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) – e revelou que os itens de maior valoração nos imóveis em condomínios paranaenses são a ampla área de lazer (50%), ter mais de uma vaga de garagem (46%), varanda (37%), churrasqueira (32%), suíte (30%) e cozinha aberta (25%).

“Segurança e praticidade – que sempre foram os grandes atrativos – também são requisitos desejados, mas notamos que a área de lazer ganhou muita relevância na pandemia”, explica Luiz Fernando Martins Alves, presidente da AACEP, entidade que representa mais de mil condomínios no Paraná.

Entre os ambientes mais desejados que compõem a área de lazer em condomínios estão o salão de festas, churrasqueira externa, playground e quadra esportiva.

“A grande vantagem dessa infraestrutura é que as famílias podem se divertir juntas, sem precisar sair do condomínio, gastar tempo e dinheiro com deslocamentos. Além da socialização das crianças, os adultos sentem-se mais tranquilos com os pequenos se divertindo por perto”, explica Martins Alves.

Reformas internas

Seja pela necessidade de ficar mais tempo dentro de casa ou nos apartamentos, a pandemia também despertou nos moradores a intenção de fazer melhorias dentro do imóvel.

A maior parte dos entrevistados falou que deseja expandir a área de lazer interna e transformar o quarto em home office. Aumentar a quantidade de dormitórios e a sala também ganhou destaque no estudo da Rede Imóveis.

Conhecer para atender

Outra pesquisa feita pelo QuintoAndar - plataforma digital de moradia – mostrou os itens mais valorizados em condomínios em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Curitiba não participou do estudo.

Diferentemente dos desejos revelados pelos paranaenses, a piscina foi o item mais procurado por quem deseja morar em condomínio nessas quatro metrópoles. Elevador e academia vieram em seguida, acompanhados por porteiro 24h e churrasqueira.

“Os resultados mostram que os paranaenses priorizam estruturas diferentes dessas quatro capitais. Essas informações são muito valiosas e contribuem para as empresas que vendem ou alugam imóveis, os síndicos e administradoras estejam cientes das vontades dos consumidores para oferecer produtos e serviços mais adequados aos anseios de cada região. Da mesma forma, ajuda moradores em potencial nas escolhas para saber o que deseja ter no local em que vão residir”, complementa o presidente da AACEP.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp