CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/11/2021 às 23h49min - Atualizada em 08/11/2021 às 00h10min

International Samba Congress começa este fim de semana em novo formato

Por conta da pandemia, evento acontecerá virtualmente a partir do dia 05 com workshops de ritmos brasileiros. Inscritos no evento ganharão desconto para o encontro presencial de 2022

SALA DA NOTÍCIA Clarice Tatyer
Foto divulgação
O International Samba Congress, encontro que acontece desde 2017 reunindo profissionais renomados do samba e outras manifestações culturais brasileiras, acontece a partir do dia 05 de novembro trazendo novidades na bagagem. Pela segunda vez, o evento organizado por Aninha Malandro será realizado no formato online por conta das questões referentes à COVID 19 contando com toda a infraestrutura dos anos anteriores.
“Chegamos a anunciar o evento presencial para este ano, acreditando em todos os prognósticos da vacinação, mas resolvemos recuar, apesar desta retomada gradual por conta de todas as questões que o Congresso envolve. Para nós será uma experiência fantástica poder interagir com nossos colaboradores e alunos. Ainda que já estejamos acostumados com as aulas online, os nossos professores estão preparando apresentações que unem conteúdo e interatividade, algo que ficará marcado para todos, assim como todas as edições do Samba Congress”, comenta a idealizadora do projeto.
Promovido pela Samba n’Motion, o International Samba Congress 2021 está dividido em dois fins de semana, com nomes como Rosangela Silvestre (Simbologia dos Orixas), Irineu Nogueira (Afro-Brazilian), Dill Costa (Samba Jazz), Patrick Carvalho, Danielle Lima (Samba no pé), Nilce Fran, Bellinha Delfim, Evelyn Bastos, Marcelo Chocolate (Gafieira), além de Anne Costa (Frevo), Aurinha de Jesus (samba de coco), Nildinha Fonseca (dança dos orixás), Léo Forte e Robertinha (Gafieira), Marcela Rabelo (Maracatu), Wilson Jr (Bumba meu Boi/Carimbo) entre outros. As aulas de percussão com Pitoco de Airá, Alysson Bruno, Márcio Peeter e Ailton Nunes e a oficina de mestre-sala e porta-bandeira ministrada pelo primeiro casal da Estação Primeira de Mangueira, Matheus Olivério e Squel Jorgéa também prometem ser disputadas dentro da programação que vai de 05 a 14 de novembro.
O intercâmbio e a propagação cultural dos ritmos brasileiros são o mote do congresso que já está confirmado para 2022 na cidade de Puerto Vallarta, no México. Os inscritos nesta edição, ganharão desconto para participar do próximo encontro que acontecerá no mês de junho.
“O International Samba Congress é um projeto que foi desenvolvido com o objetivo de promover o fortalecimento e a união de indivíduos, grupos e profissionais do Samba de diversas partes do mundo. Estamos desde 2017 nesta estrada, primando por difundir nossa cultura e manter a nossa essência, espalhando essa semente que envolve ancestralidade, empoderamento e autoconhecimento por todos os lugares”, conta Ana que vive nos Estados Unidos há três décadas e onde promove diferentes atividades e estudos em torno do samba e dos ritmos brasileiros, sempre convidando profissionais renomados para workshops e encontros culturais.
O tema escolhido para a edição deste ano é o Nordeste. Sob o título “Vou invadir o Nordeste”, o International Samba Congress envolve atividades variadas que propõem a ampliação do saber da história dos ritmos brasileiros trazidos pela ancestralidade africana ao país.
A programação completa do evento e o link de inscrição com todas as informações estão no site oficial do evento (https://www.internationalsambacongress.com).

Sobre Ana Laidley (Aninha Malandro)
Nascida e criada no Rio de Janeiro, Ana Carla Laidley carrega nas veias a alma do sambista. Filha do talentoso músico brasileiro Carlinhos do Pandeiro e de Ana Gomes, sambista que integrou o reverenciado grupo de “mulatas do Sargentelli”, Aninha Malandro cresceu respirando o gênero que hoje é referência cultural quando se fala no Brasil.
Criadora e diretora artística dos grupos Samba N' Motion e Malandro N' Motion, empreendedora Cultural, reconhecida por sua contribuição para propagação de nossa arte, Aninha Malandro foi nomeada em 2021, Embaixadora do Samba da Estação Primeira de Mangueira e da Associação dos Passistas Brasileiros Cyro do Agogô, títulos que recebeu com honra e responsabilidade na proposta de ampliar ainda mais seu papel de levar cada vez mais longe o legado deixado por aqueles que foram os precursores deste ritmo.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp