19/03/2022 às 00h15min - Atualizada em 22/03/2022 às 13h40min

Quer economizar combustível? Confira 20 dicas

A guerra na Ucrânia provocou aumento do petróleo e a escalada nos preços nos postos. Reduzir o consumo do veículo tornou-se ainda mais necessário para os brasileiros. Confira 20 dicas que a Promax Bardahl preparou para reduzir o consumo de combustível

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
A guerra da Ucrânia afeta todo o mundo. O aumento no valor do barril de petróleo já impactou nos preços dos combustíveis. Encher o tanque está cada vez mais caro e a expectativa é de que essa situação não se resolva tão cedo. Com isso, a única alternativa para os motoristas é economizar.

Ao contrário do pensamento comum, economizar combustível não é apenas caçar promoção na hora de abastecer. É tomar atitudes na manutenção do veículo e na forma de dirigir. Até o uso do ar-condicionado tem suas particularidades. Você sabia que, na estrada, fechar os vidros e ligar o ar economiza combustível? Essa e mais 19 dicas ajudam a reduzir o consumo de combustível. 

As atitudes começam desde uma condução mais consciente (acelerando menos na cidade, desligando o motor quando ficar mais tempo parado, trocar a marcha na hora certa), passando pela manutenção do veículo, calibragem de pneus, troca de óleo do motor e dos filtros, escolha dos melhores produtos (como aditivos para combustível e óleo e líquidos de arrefecimento) fazer o alinhamento e balanceamento, entre outros.

Para ajudar nessa jornada em busca de formas para economizar combustível, a Promax Bardahl elaborou um e-book com 20 dicas simples e práticas para a rotina na condução nas ruas das cidades ou estradas brasileiras. 

Para baixar o e-book, basta acessar: https://conteudo.bardahl.com.br/economia-combustivel

ALGUMAS DICAS DO E-BOOK PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL:

1 – AR-CONDICIONADO AUMENTA CONSUMO NA ESTRADA: FAKE NEWS – Na estrada, manter os vidros abertos compromete a aerodinâmica do veículo, ou seja, o ar que entra pelas janelas exerce uma força contrária e atrapalha o avanço do carro. Com os vidros fechados, a resistência do ar é menor, o carro roda melhor e compensa o gasto de combustível gerado pelo ar-condicionado.

2 - TROQUE O ÓLEO DO MOTOR – Negligenciar os períodos de troca dos lubrificantes não só pode resultar em gastos extras de combustível como comprometer a vida útil do motor. Sempre respeite as instruções do manual do proprietário não apenas em relação aos prazos, mas também ao tipo de óleo recomendado. Ambas as informações estão no manual do proprietário.

3 - SISTEMA DE ARREFECIMENTO – Quando entra em ação, faz o líquido de arrefecimento (água + aditivo) percorrer a parte interna do motor, onde, mesmo sem entrar em contato com os componentes responsáveis pela combustão, se aquece, justamente para retirar o calor. Quando completa seu percurso e chega ao radiador, a troca de calor é realizada e o motor trabalha tranquilo e, trabalhar na temperatura ideal consome menos combustível. A utilização de produto com etilenoglicol, conforme recomendação da montadora e na concentração correta, também reduz o custo com manutenção gerando muito mais economia.

4 - ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO – Um veículo desalinhado e desbalanceado corre o sério risco de rodar com mais dificuldade, parecendo estar "amarrado".  Quando os pneus começam a puxar para um lado e forçar mais, o consumo sobe. Trepidação do volante ao dirigir é um indício de problema. Fique atento a estes sintomas.

5 - MANUTENÇÃO PREVENTIVA – Um motor bem regulado consome menos combustível e vai funcionar corretamente. Além disso, revisões periódicas, conforme o manual de cada veículo, ajudam a aumentar a vida útil das peças.

Mais informações:
Blog: https://blog.bardahl.com.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp