CIDADE NO AR Publicidade 728x90
25/03/2022 às 15h15min - Atualizada em 26/03/2022 às 00h00min

Motorista parceira da 99 é homenageada em Salvador

Salvador recebe intervenção urbana, hoje, 25/03, das 15h às 19h no Conjunto Jaguaripe 2 Caminho 1 casa 2 - Nova Brasília

SALA DA NOTÍCIA ellen costa
 

Motorista parceira da 99 é homenageada em Salvador

  •  Empresa terá motoristas parceiras retratadas por artistas de seis cidades em espaços públicos  como forma de reflexão da necessidade da representação feminina
  • Com uma tinta especial que brilha ao receber luz direta, a intervenção será iluminada e custeada pela 99 por um ano
  • Salvador recebe intervenção urbana, hoje, 25/03, das 15h às 19h no Conjunto Jaguaripe 2 Caminho 1 casa 2 - Nova Brasília

Salvador, março de 2022 - A cidade de Salvador (BA) vai receber, em 25/03, uma obra de arte que homenageia mulheres da cidade, com destaque para as motoristas de aplicativos. A iniciativa é da empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência 99, com criação da agência CP+B do Brasil, cuja finalidade é fomentar a representação feminina nos espaços públicos que, historicamente, dispensa nomes e histórias de mulheres no registro urbano já que, segundo o IBGE (2019), personalidades femininas figuram somente em 20% dos nomes de ruas. Toda a operação e pintura poderão ser acompanhadas pela população que estiver no local. 

Livia Pereira Casaes Pamponet, de 53 anos, será a motorista parceira homenageada na capital Baiana no movimento #ElasChegamJuntas, sob iniciativa do 99 Mais Mulheres, que tem como objetivo trazer mais segurança, liberdade e autonomia, além da valorização das mulheres que são motoristas parceiras e passageiras e já estão no caminho por cidades mais, iluminadas, seguras e femininas.

A motorista parceira se identifica muito na função de condutora e cuidar de pessoas é sua atividade preferida. Começou a dirigir pela 99 em 2011, quando seus filhos adotivos perderam a mãe, que na ocasião era a babá dos seus outros filhos. A partir de então, Lívia parou tudo para cuidar das crianças. Dirigindo pela 99 ela  sente que no volante é parceira, ouvinte, companheira e parceira de todos que utilizam os serviços da 99. 

Lívia, será retratada em um painel em seu próprio bairro com uma tinta especial, que brilha ao receber luz direta e terá iluminação custeada pela 99 por um ano também como melhoria ao bairro. A arte a ser feita ficará por conta da artista visual autodidata, Maria Paula Costa, soteropolitana mais conhecida como Maria Mariô, que busca se desenvolver na pintura, ilustração e muralismo, através de uma abordagem tropical baiana e psicodélica.

Salvador é a quarta cidade a receber a intervenção urbana, que iniciou com a pintura da motorista parceira da 99 Jaqueline Ramos Silva, em São Paulo. Ao todo, o projeto convidou seis artistas mulheres para retratar motoristas parceiras da plataforma em painéis de arte em seis cidades brasileiras. 

Propositalmente iniciado em 09 de março, o projeto convida à reflexão da necessidade de abordar o tema o ano todo, e não somente no Dia Internacional das Mulheres, lembrado no dia 08 de março. A iniciativa faz parte das ações que a empresa desenvolve de maneira consistente desde 2019, com foco na representatividade feminina e em manter ativa a reflexão sobre a participação das mulheres nos espaços públicos.

A iniciativa, desenvolvida pela 99 e com criação da CP+B, também conta com o Instagrafite, que atua há nove anos no ramo da arte pública, criando e produzindo projetos que conectam marcas ou causas com pessoas pela arte e tecnologia. 

“Em um país ainda marcado pela hegemonia masculina, é fácil imaginar as razões que levam a ocupação como motorista ser tão pouco considerada por mulheres que buscam um ganho para seu sustento. Por considerar a luta pela igualdade de gênero uma bandeira, a ideia de um painel fixo é justamente marcar a importância do empoderamento feminino não apenas no dia 08 de março e sim sobre todos os dias. Por isso, queremos que cada dia mais mulheres assumam as direções de suas vidas e dos seus carros”, diz Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99. 

Os painéis irão ocupar espaços públicos em São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Em São Paulo, a obra já está pronta em uma das empenas do Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como “Minhocão”, um dos pontos mais famosos da capital paulista, por ser uma importante conexão viária da cidade, também frequentado por inúmeras pessoas que buscam lazer aos domingos, e palco já constante de intervenções artísticas. 

   

A primeira motorista homenageada no Minhocão, em São Paulo, Jaqueline Ramos Silva é parceira há quatro anos.

 

Ficha Técnica 

Título: Mais Mulheres – Grafites

Agência: CP+B

Cliente: 99

Produto: Institucional

CCO: Marcos Medeiros e André Kassu

Diretora Executiva de Criação: Luciana Cardoso

Diretor de Criação: Thiago Lins

Head of Art: Tiago Pinheiro

Criação: Karen Lopes, Diego Guerhardt, Tirzar Azevedo, Tiago Pinheiro, Robson Marques

RTVC: Moema Porro, Fernando Miranda

Estratégia e Dados: Renata Serafim, Michele Gruc, Lissa Magnago e Luisa Lancellotti

Atendimento: Wilson Negrini, Thiago Barboza, Luccas Pinheiro Sá

Mídia: Andrea Ferreira, Jaqueline Rodrigues Silva, Roberta Duarte, Anderson Oliveira, Luana Brito

Conteúdo: José Diniz, Marcela Calura, Harumy Yamaguchi e Natalia Soares

Projetos: Nathalia Beividas, Fernanda Wolff e Caroline Borges

 

PRODUÇÃO

Ficha Técnica SP

Curadoria e Produção Artística: Instagrafite

Artista: Bea Corradi

Curadoria: Marina Bortoluzzi

Coordenação de Produção e Consultoria: Marina Bortoluzzi e Marcelo Pimentel

Produtora Sênior: Marcela Macário

Produtora de Campo: Amanda Alencar

Assistentes de Pintura: Afolego e André Hulk

Bombeiros: Leon Steeve, Jonathan Henrique e Thiago Silva

Administrativo-financeiro: Loraine Derewlany e Maria Augusta Orofino

Fotografia: Marcelo Pimentel

Produtora de filmagem: CURA

Diretor de filme: Julian Ed

Produção Executiva: André Bernardes

Produtor de filme: Biro

Direção de fotografia: Julian Ed e André Bernardes

1 AC: João Lucas

Logger: Caique Ribeiro

Chefe de Elétrica: Luis Otávio

Chefe de Maquinaria: Júlio Gonçalves

1 ass. Maquinaria: Reinaldo Chijo

Make: Joana Werica

Carro de Câmera: Atoniel Lima

Van de Elétrica: Carlos Eduardo

Van de Equipe: Cláudio Garcia

Aprovação pelo cliente: Juliana Biasi, Erika Aredes, Karinna Reis, Cleber Paradela, Melina Adami e Mariana Araujo.

 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp