CIDADE NO AR Publicidade 728x90
09/04/2022 às 08h21min - Atualizada em 09/04/2022 às 08h21min

Dentistas estão fazendo a indústria de estética do Estado sorrir e vão morder um mercado de US$ 35,7 bilhões até o ano de 2023

A área da odontologia estética cresceu 300% nos últimos 5 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE). Além da harmonização facial, as cirurgias na pálpebra, bichectomia e rinoplastia foram as mais realizadas por dentistas, que apresentaram uma redução de preço de 80% em comparação com cirurgiões plásticos. O Brasil lidera o ranking mundial de pacientes que buscam estética facial. Foram realizados 483,8 mil procedimentos durante o período de um ano e com o aumento da demanda nos consultórios odontológicos, estima-se que Odontologia Estética deverá movimentar US$ 35,7 bilhões até o ano de 2023

Caroline Soares
ASSESSORIA CLACRI
A cirurgiã dentista Milena Priolli Satriani, de Pouso Alegre (MG), é a primeira dentista brasileira a ganhar uma liminar que permite a realização de cirurgias plásticas faciais no Brasil, um evento histórico para a Odontologia. A luta pioneira para o reconhecimento da Odontologia Estética é liderada pelo cirurgião plástico e professor Thiago Marra, presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde (Abrapros). A associação atuou fortemente para a conquista da liminar conquistada pela cirurgiã dentista Milene Priolli Satriani, cujo caso foi conhecido no Brasil inteiro através de uma reportagem do programa Fantástico, que divulgou a denúncia de uma paciente contra a prática da cirurgiã dentista.
Há uma luta pela reserva de mercado das intervenções estéticas no rosto por conta do domínio do campo pela Medicina, mas a Odontologia vem ganhando força e o reconhecimento jurídico necessário para sua atuação neste ramo. Hoje o Brasil ocupa o 4° lugar na lista dos países com os maiores mercados de Odontologia Estética. Uma publicação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostra que o Brasil é o país com mais dentistas no mundo, concentrando cerca de 19% dos profissionais. Entretanto, 57% destes se encontram em apenas três Estados - cerca de 33% estão em São Paulo, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro têm, cada um, aproximadamente 12% dos dentistas do Brasil.
A reserva de mercado operada pela Medicina tem sido enfrentada pela Abrapros. Contra as acusações de erros que ocorrem em intervenções estéticas realizadas por cirurgiões dentistas, Marra aponta que descasos médicos sofridos com brasileiros matam mais que câncer, segundo apontou um estudo da Unesp. A cada três minutos, cerca de dois brasileiros morrem em um hospital por consequência de uma negligência médica que poderia ser evitada. Essas falhas acarretaram em 434 mil óbitos, o equivalente a 1 mil mortes por dia, à frente de doenças cardiovasculares e câncer, que em 2021 mataram 339.672 e 196.954 respectivamente. No caso dos erros procedentes das intervenções cirúrgicas, várias falhas médicas já levaram a óbitos, mesmo pelas mãos dos mais experientes cirurgiões plásticos, como os da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica Marra.
Um dossiê criado pela Associação Brasileira de Médicos Pós-Graduados (ABRAMEPO) comprovou que não houve falha técnica por parte das práticas da cirurgiã-dentista Milena Priolli Satriani, ao contrário do que o programa Fantástico noticiou. Casos como o da cirurgiã dentista levaram Marra a defender a formação de cirurgiões dentistas e a implantação de uma pós-graduação para estes profissionais no MEC, voltada para formar cirurgiões dentistas de qualidade neste tipo de procedimento estético.
Com a ação da Abrapros, o programa Fantástico foi condenado judicialmente a indenizar a cirurgiã dentista Milene Priolli Satriani por danos morais. A justiça mineira reconheceu que a reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, que acusou nacionalmente a profissional por exercício ilegal da Odontologia, teve “de forma cristalina e deliberada” a intenção de prejudicá-la, ao expor seu nome, sem haver qualquer apuração ou comprovação dos fatos expostos em cadeia nacional, o que caracterizou abuso do direito de informação pela Rede Globo.
A defesa do caso de Milene Priolli Satriani se baseou na legislação de 2019, que possibilita a cirurgiões dentistas como ela, com formação compatível, realizar procedimentos de Harmonização Orofacial. Ela é especialista em rinomodelação e teve uma liminar de atuação na área estética aprovada, assim como dezenas de outros profissionais da Odontologia no Brasil.
Com 19 anos de formação e reconhecimento regional, a cirurgiã dentista, membro da Abrapros, se orgulha do pioneirismo na odontologia estética. Milene Priolli Satriani se graduou em 2003 em Odontologia pelo Centro Universitário de Santa Fé do Sul e se especializou em Endodontia pela Universidade Federal de Alfenas-Unifal-MG no ano de 2007. Possui vasta experiência em Harmonização Orofacial, é membro titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia. Possui intensa participação em cursos de Educação Avançada em Harmonização Orofacial, dentre eles: Cirurgia de Lip Lift, Bioplastia Nasal, Rinomodelação e Fios Nasais e Ultrassom Microfocado.
 
Sobre a ABRAPROS (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde): Associação civil sem fins lucrativos, que oferece suporte e auxílio jurídico a todos profissionais de saúde que lutam contra a reserva de mercado.
 
Mais sobre Milene Priolli Satriani
Membro da Associação Brasileira de Médicos Pós-Graduados - ABRAMEPO, formada em Odontologia em 2003. Especializou-se em Endodontia pela Faculdade Federal de Alfenas (MG) e em Harmonização Facial. Continuou sua capacitação na área por meio de cursos nacionais e internacionais, como: Harmonização Orofacial em HARVARD Boston/USA (Fresh Frozen Cadavers), Harmonização Orofacial no MARC Miami/FL (Fresh Frozen Cadavers), Harmonização orofacial no ITC Brasil (Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos). Hoje atua exclusivamente na área de estética facial.
Instagram: https://www.instagram.com/studiodentalmg/?hl=pt-brCirurgiã-dentista 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp