CIDADE NO AR Publicidade 728x90
01/08/2022 às 17h49min - Atualizada em 02/08/2022 às 00h00min

Oficina DanceAbility atinge 5a edição em SP e tem inscrições abertas, gratuitas, até 17 de agosto

Iniciativa é do Núcleo Dança Aberta. Aulas serão na Oficina Cultural Oswald Andrade, no Bom Retiro

SALA DA NOTÍCIA Editor - Edison Paes de Melo
Divulgação
O Núcleo Dança Aberta, que em 2022 completa 15 anos de trajetória, está com inscrições abertas até o dia 17 de agosto para a 5ª Oficina DanceAbility, gratuitamente.

A oficina será realizada entre os dias 5 de setembro e 26 de outubro (sempre às segundas e quartas-feiras das 14h30 às 17h30), na Oficina Cultural Oswald Andrade, em São Paulo (SP).


O projeto, que propõe o encontro através da dança como veículo do aprendizado de estar junto, dá continuidade à série de workshops e performances ligados ao método DanceAbility, promovidos pelo Núcleo com apoio de seus parceiros – alguns deles com a participação de seu criador, o dançarino e coreógrafo Alito Alessi.   

A 5ª Oficina DanceAbility será composta por dois grupos: o primeiro (Núcleo Didático), por meio de seleção pública (que inclui entrevista presencial para os pré-selecionados), recebe inscrições entre os dias 1 e 17 de agosto, exclusivamente pelo link disponível no site www.nucleodancaaberta.com - e conta com 15 vagas.

O público-alvo contempla pessoas com e sem deficiências, com ou sem experiência em dança, com interesses em áreas diversas (artes, educação, terapias, entre outras) e na abordagem didática do método. Os participantes deste grupo terão formação constante e participam de todos os encontros da Oficina.


O segundo grupo (Grupo II) será formado por pessoas com deficiências e seus acompanhantes, integrantes de ONGs, instituições e grupos inclusivos, esportivos ou artísticos, convidadas pela produção do Núcleo Dança Aberta. Este grupo participa somente do segundo encontro semanal (às quartas-feiras), quando ocorrem as aulas abertas de DanceAbility. Serão 15 participantes por ocasião, proporcionando uma formação constantemente renovada.

Uma improvisação de participantes do Núcleo Didático, gratuita, prevista para 29 de outubro, encerra a programação. O projeto oferece transporte para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência ao local de trabalho e assistência para locomoção.

A Oficina DanceAbility – 5ª edição será oferecida gratuitamente pelo Núcleo Dança Aberta e é realizada com o apoio do ProAC Expresso Direto e patrocínio da White Martins, através do ProAC ICMS.  

Método DanceAbility

É um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com diversas habilidades, idades e origens, com e sem deficiência, que tenham interesse em experimentar seu corpo em movimento e a comunicação que nasce dessa experiência. O método trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

Na Oficina do Núcleo Dança Aberta, por dois meses pessoas com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos pré-determinados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador. Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro e da aproximação que nos permite perceber e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade.

São dois encontros semanais: as segundas-feiras são dedicadas ao Núcleo Didático para abordar aspectos do método, em âmbito teórico e prático; já às quartas-feiras junta-se ao processo o Grupo II, para a prática do DanceAbility em forma de aula aberta, com acompanhamento de músicos improvisando com os grupos.  

Núcleo Dança Aberta

Desde 2008, é formado por Neca Zarvos e Priscila Jorge. Foi fundado em 2007 por Neca, que iniciou na década de 90 um trabalho de aplicação e difusão do método DanceAbility, incluindo a produção da primeira vinda ao Brasil de seu criador Alito Alessi, em 1997, para a realização de workshops e apresentações de sua companhia Joint Forces Dance Company.

Além de aulas e participações em festivais, os projetos do Núcleo Dança Aberta incluem: DanceAbility Brasil 2007 (que trouxe novamente Alito para uma série de workshops e palestras, a criação de uma intervenção de dança e a montagem do espetáculo Joy Lab Research); quatro edições da Oficina DanceAbility (2008, 2012, 2014 e 2017); Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança para pessoas com e sem deficiência com artistas convidadas (2014); projetos de Circulação do Núcleo Dança Aberta, com palestras e oficinas de DanceAbility para dez cidades do Estado de São Paulo (2016) e retornando com oficinas a seis delas (2019); e cursos do Intensivo DanceAbility (2018 e 2022).

Retomada em 2022

O Núcleo Dança Aberta retomou suas atividades presenciais no primeiro semestre deste ano, após dois anos de paralisação devido à pandemia da COVID-19. “Retornamos com muita vontade de voltar a dançar olhando nos olhos de outros humanos, viver encontros que trazem o inesperado, que nos mostram mais de nós mesmos, que nos aproximam de nossa humanidade em toda a sua diversa riqueza: física, cultural, racial, etária, de gêneros, de características da mente”, comentam as coordenadoras Neca Zarvos e Priscila Jorge.

Sobre os 15 anos de atuação do Núcleo, acrescentam: “Trabalhamos durante esse tempo para viabilizar encontros entre pessoas diversas, respeitando e valorizando nossas diferenças. Em uma sociedade que ainda está longe de proporcionar um território acessível para todos os seus membros, insistimos em criar este lugar onde todos tem igual possibilidade de escolha e autonomia, onde todos podem receber o que precisam e dar o que tem para dar: um ensaio do que poderia ser uma sociedade realmente saudável”.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp