CIDADE NO AR Publicidade 728x90
09/09/2022 às 16h58min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h00min

Educação em 2022: 94% das redes municipais iniciam processo para criação de um novo currículo

No ano em que todas as escolas brasileiras precisam ter seus currículos reestruturados a partir da BNCC, a Lumiar promove o LumiTalks, iniciativa inédita para debater temas relevantes da educação

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini
Divulgação

O ano de 2022 está sendo marcado por desafios na educação. O fechamento das escolas durante a pandemia afetou a implementação dos novos currículos estruturados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), previsto pela LDB de 1996 e iniciado em 2017 pela Educação Infantil. Segundo dados do “Movimento pela Base” (MPB), 94% das redes municipais de ensino iniciaram o processo de adequação curricular da BNCC neste ano. Um dos documentos escolares que utilizam a BNCC é o Projeto Político Pedagógico (PPP), documento de construção coletiva que define objetivos, diretrizes e ações da educação em cada escola, com a participação da comunidade.   


No ano em que todas as escolas do país, públicas e privadas, precisam se adequar à BNCC até o Ensino Médio, a Lumiar promove uma iniciativa inédita para oportunizar discussões e reflexões sobre temas relevantes para a educação, a LumiTalks. A primeira edição do encontro tratará do tema “A importância do currículo baseado em competências e habilidades”. O evento acontecerá no dia 21 de setembro, às 19h, na Escola Lumiar Pinheiros, e será transmitido simultaneamente no YouTube. As vagas presenciais são limitadas e as inscrições podem ser feitas no link https://conteudo.lumiar.co/lumitalks.


O encontro reunirá três especialistas com vasta experiência em implementação, vivência e avaliação desse tipo de currículo. Michaela Horvathova, convidada internacional, é especialista em Política Educacional Internacional pela Harvard Graduate School of Education, co-fundadora e diretora de educação da Beyond Education, edtech parceira da Lumiar que desenvolveu uma plataforma de avaliação de competências. Michaela também foi analista de políticas na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde trabalhou no projeto Education 2030, atuou como consultora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e fez parte da organização global sem fins lucrativos Center for Curriculum Redesign, dedicada a melhorar a educação no século 21. A participação de Michaela acontecerá em inglês. Posteriormente, o conteúdo será compartilhado com legendas em português.


O filósofo, pedagogo e pós-doutor em Tecnologias da Educação, Fernando Almeida, foi vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-presidente da TV Cultura (PUC-SP), secretário de Educação da cidade de São Paulo e diretor nacional do SESC nas áreas de Cultura e Educação. Participou da criação do currículo Lumiar e foi um dos primeiros presidentes do Instituto Lumiar, do qual é pesquisador consultor. Atualmente é professor de pós-graduação em Educação: Currículo na PUC-SP.


Bióloga, mestre em Ciências e doutora em Biologia Molecular, Célia é diretora pedagógica da INovAÇÃO e, por seis anos, foi diretora pedagógica do Instituto Lumiar. Especialista nos institutos Tellus e Ayrton Senna, mentora pedagógica e especialista em trabalho por projetos em diversas escolas da cidade de São Paulo, trabalha com formação de educadores e educadoras em metodologia de projetos, tecnologia e inovação em educação e habilidades socioemocionais.


1º LumiTalks da Escola Lumiar

Dia 21 de setembro, às 19h

Escola Lumiar Pinheiros, na Rua Navarro de Andrade, 152

Transmissão simultânea pelo YouTube: https://www.youtube.com/user/escolalumiar

Vagas presenciais limitadas e inscrições no link https://conteudo.lumiar.co/lumitalks 

Sobre a Escola Lumiar | Fundada em 2003, a Escola Lumiar surgiu como uma iniciativa de educadores e educadoras de vanguarda para transformar a educação. Por meio de uma metodologia que prioriza o desenvolvimento da  autonomia de cada estudante, o aprendizado se fundamenta em seis pilares: Tutores(as) e Mestres(as); Currículo em Mosaico; Aprendizagem Ativa; Avaliação Integrada; Gestão Participativa e a Multietariedade.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp