16/09/2022 às 17h38min - Atualizada em 19/09/2022 às 00h00min

Cia Raros Circo e Teatro apresenta nova turnê no interior paulista

Temporada de apresentações do espetáculo “Tradição, Paixão e Circo” teve início em agosto e vai até o final de setembro, circulando em cidades do Estado de São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Novo espetáculo relembra chegada das caravanas dos antigos circos

Ribeirão Preto (SP), 16 de setembro de 2022 – Cia Raros Circo e Teatro apresenta a nova produção “Tradição, Paixão e Circo” e passa por cidades do interior paulista. A montagem transporta o público às passagens dos circos antigos em caravanas e, que ainda hoje, fazem parte do imaginário popular. A próxima exibição será em Monte Alto, neste domingo (18), às 20h, na Praça Central (em frente à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus).

Desde o dia 20 de agosto, a Cia já se apresentou em Brodowski (20/8), Ribeirão Preto (4/9) e Luís Antônio (13/9). Em Ribeirão, a equipe participou do 6º Festival Nacional de Teatro da cidade, promovido entre os dias 30 de agosto a 11 de setembro, em diversos espaços culturais e de lazer. 

A apresentação conta com a participação de Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, fundadores da companhia. O objetivo deste novo trabalho é perpetuar a arte circense. Para isso, a Cia produziu o espetáculo com números tradicionais como o chicote executados por uma dupla de artistas que demonstram precisão dos seus movimentos; o arame fixo - número circense em que a acrobata se equilibra e anda sobre um cabo de aço; trio de malabaristas em um número de virtuose com claves e uma homenagem aos grandes mestres da palhaçaria brasileira, com um número cômico de uma luta de Boxe em um pano de fundo que desenha uma disputa entre o dono do circo e o palhaço Pitiquinho, além de toda a contação do enredo da história. “Nesta performance, são presenciados movimentos, peripécias e traquinagens que levam o público ao riso certo”, explica o coordenador geral da cia, Fabio Brasileiro.

“No show, contamos a história de um dono de uma companhia circense que, depois de 60 anos resolve encerrar o trabalho por não aguentar a concorrência desleal com outras mídias de entretenimento”, acrescenta o artista da cia João Marcílio. Daniella Brasileiro, também membro da trupe, avalia que o encantamento da população pela chegada do circo perdeu forças diante da concorrência com novas tecnologias e a internet por exemplo, o que na visão dela, também trouxe mais dificuldade para a classe artística.

A Cia Raros Circo Teatro nasceu de uma ideia circense, porém nos últimos anos, adotou a linguagem teatral para potencializar o trabalho, que até então utilizava somente a virtuose circense. “Nós entendemos que nosso trabalho poderia ser mais potente. Ainda mais se usássemos a atuação como ferramenta no sentido de defender causas, porque nossos espetáculos apresentam temas importantes para formação da sociedade”, comenta o coordenador.

Por conta dessa mudança estratégica, as expectativas para a participação da companhia no 6º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, são bastante positivas, ainda mais com a retomada do público nos teatros e espaços públicos. “O teatro é a arte do encontro. É muito difícil nos encontrarmos de forma on-line, como tivemos que fazer durante os picos da pandemia. Nada se compara à troca presencial entre artistas e plateia. Ficamos muito felizes com a retomada do festival ainda mais em uma cidade tradicional e considerada palco de grandes produções como Ribeirão Preto”, destaca Brasileiro.

Sinopse

Você já ouviu a frase “viva cada dia como se fosse o último?”. Pois é, parece que esse dia chegou à companhia “Tradição, Paixão e Circo”. Cansado da concorrência desleal das novas tecnologias, o dono do Circo resolve que não haverá mais a apresentação e que vai fechar o circo.

A indignação toma conta dos vendedores de guloseimas e afins do circo. A dupla então confronta o dono do circo e exige que a apresentação aconteça, afinal de contas o público já estava ali. O trio entra num acordo e a dupla novata assume várias funções para que o show aconteça: Chicote, Palhaçaria, Malabarismo e Arame são alguns dos tradicionais números circenses que serão oferecidos à plateia. Mas decidem também que aquela deverá ser a última apresentação da companhia “Tradição, Paixão e Circo”. Será mesmo a última?

Sobre a Cia 

Fundada em 2016 em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo e Teatro é um grupo circense de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Cia realiza apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil, como o sertão nordestino, além de circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças.

Em 2018 e 2019, o grupo foi premiado com o edital ProAC de número circense e de produção e circulação de espetáculos circenses, respectivamente com “Clownflitos Amorosos” e “Clownfusão, os Internacionalmente desconhecidos”, que permitiu a apresentação online deste espetáculo em 69 unidades da Fundação Casa. Também pelo ProAC, a produção “Reciclown Circus” foi vista virtualmente pelo público das dez cidades que mais sofrem com a poluição no Estado de São Paulo. No primeiro semestre de 2022, o grupo mergulhou num trabalho socioeducativo, oferecendo espetáculos para a Fundação CASA e, em seguida, fez um trabalho com escolas municipais e estaduais, apresentando o espetáculo Reciclown Circus.

A companhia é presença constante - e premiada - em festivais nacionais, como o Festival Internacional de Circo (FIC), Festival Paulista de Circo, Festival Arte por Todo Lugar, Festival Circo na Praça e Festival de Janeiro. Oficinas formativas também compõem o cardápio de atuação da Raros Circo e Teatro. Para conhecer melhor, acesse

https://www.instagram.com/raroscircoteatro/ https://www.facebook.com/ciararoscircus https://www.youtube.com/c/RarosCircoTeatro

Serviço

O que: Espetáculo “Tradição, Paixão e Circo”, com Cia Raros Circo Teatro

Data e horário: 18 de setembro (domingo), às 20h

Local: Praça Central – Defronte à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, em Monte Alto.
OBS - A atividade é gratuita e aberta ao público.

 

O que: Espetáculo “Tradição, Paixão e Circo”, com Cia Raros Circo Teatro

Data e horário: 24 de setembro (sabado), às 19h

Local: Praça Central Júlio Prestes s/n° – Centro – Santa Cruz da Esperança.

OBS - A atividade é gratuita e aberta ao público.

 

O que: Espetáculo “Tradição, Paixão e Circo”, com Cia Raros Circo Teatro

Data e horário: 30 de setembro (sexta-feira), às 9h

Local: Fundação Cultural de Serrana – Rua Barão do Rio Branco, 339, em Serrana
OBS - A atividade é gratuita e aberta ao público.


ATENDIMENTO À IMPRENSA
Verbo Nostro Comunicação Planejada
Telefones: 
(16) 3632-6202
Jornalistas responsáveis:
Andréa Berzotti 
(16) 99138 6185 | [email protected]
Luciana Grili (16) 99152 2707 | [email protected]  
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 | [email protected]
Colaboração: Gabriel Todaro | [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp