26/09/2022 às 18h04min - Atualizada em 27/09/2022 às 00h16min

Custo com manutenção e troca de bateria pode impactar lucratividade das frotas de veículos

Ampliar em alguns meses a vida útil da bateria de veículos comerciais pode gerar uma enorme economia aos transportadores

SALA DA NOTÍCIA Pg1 Comunicação - Val
Clarios
Freepik

Entender as variáveis que envolvem o custo operacional dos veículos de frota é fundamental para qualquer gestor da área de Transportes. É a partir dessa compreensão que a tão desejada redução de despesas pode se concretizar. Em muitos casos, os gastos com troca e manutenção de baterias passam despercebidos e resultam em desperdícios e ineficiência operacional.

O engenheiro de aplicações da Clarios, empresa detentora da marca Heliar, Rodrigo Domingues, explica que uma bateria de baixa qualidade pode representar um alto custo na gestão de frotas e consequências que não são perceptíveis em curto prazo. Ainda que tenha um custo menor e o fornecedor faça a troca durante o período de garantia, uma bateria ruim eleva as chances de danificar outros componentes periféricos do veículo. “Vale a pena observar como está o nível de troca de peças como motor de partida, alternador e módulos. Se estiver acima do normal, a causa pode ser uma bateria de má qualidade. O gestor pode investigar qual é o valor gasto com o custo de socorro, incluindo as penalidades e gastos gerados pelos veículos que param por falha na bateria”, orienta.
 

Rodrigo Domingues recomenda analisar também o tempo dedicado para liberar veículos no início de cada jornada de trabalho e ainda o custo de manter uma equipe dedicada a solucionar problemas com partidas do veículo relacionado a bateria. 

Outra dica é checar qual é o suporte oferecido pelo fornecedor e ainda a região de cobertura dos pontos de apoio. Isso é especialmente importante para transportadores de grande porte que cobrem grandes áreas.

O engenheiro frisa que a identificação de um ponto de falha que permita a aumentar a vida útil da bateria em alguns meses pode gerar uma redução enorme de custos para o frotista. 

“Escolher baterias adequadas para os veículos optando por componentes com qualidade, é um ponto crítico para o sucesso da rotina de gestão de frotas. As baterias devem ser trocadas de acordo com as especificações do fabricante para que estejam preparadas para o tipo de uso que é feito do veículo. Dessa forma, as chances de apresentarem problemas são reduzidas”, observa.

A tecnologia da bateria também influencia a durabilidade. As baterias avançadas EFB (Enhanced Flooded Battery) são projetadas para suportar maior número de ciclos que as convencionais, sofrer descargas mais profundas por mais vezes e possuem uma velocidade maior de recarga. Segundo o engenheiro da Clarios, a bateria EFB permite a distribuição de carga de maneira uniforme, além de liberar mais energia. “A principal diferença em relação a uma bateria comum é a velocidade de reposição e liberação de energia.  A tecnologia embarcada presente em caminhões e ônibus demanda mais energia e uma bateria mais robusta para suportar a demanda de novas cargas elétricas”, detalha.

No Brasil, a única marca de baterias a oferecer a tecnologia EFB para veículos pesados é a Heliar. A bateria Heliar EFB conta com uma maior capacidade de ciclagem e durabilidade e possui uma capacidade de 225 amperes/hora.  A Heliar possui um programa de atendimento exclusivo para o segmento de veículos pesados e frotistas que conta com visita técnica especializada, realizada pelo time da fábrica para consultoria no segmento de baterias.

Os custos de frota têm um forte impacto no orçamento logístico e, se não forem controlados, podem reduzir a competitividade do valor do frete e a lucratividade da empresa. Portanto, sendo necessário substituir a bateria verifique o custo-benefício deste produto e não somente o preço inicial, pois a durabilidade, qualidade e tempo de garantia podem impactar diretamente nos resultados da frota. 

 
Sobre a Clarios
A Clarios é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. Trabalhamos em parceria com nossos clientes do mercado de reposição e de equipamentos originais para atender à crescente demanda do mercado por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16.000 funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de tecnologias em baterias para praticamente todos os tipos de veículos. Nossas tecnologias oferecem desempenho de última geração de forma sustentável e trazem confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Agregamos valor em todos os elos da cadeia de suprimentos, garantindo que até 99% dos materiais de nossas baterias sejam recuperados, reciclados e reutilizados, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que todos compartilhamos. Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp