CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/10/2022 às 17h10min - Atualizada em 06/10/2022 às 00h00min

Canal da Parabolé no YouTube alcança 100 mil inscritos

Plataforma divulga brincadeiras tradicionais, contos populares e tutoriais educativos para crianças e educadores

SALA DA NOTÍCIA Livia Zeferino
Divulgação
Mostrar a brincadeira por meio de vídeos, mas provocar nas crianças a vontade de sair da frente da tela. Esse é o objetivo do Canal Parabolé, que acaba de comemorar 100 mil inscritos no YouTube. Criado pela Parabolé Educação e Cultura, a ideia da plataforma é reunir e disponibilizar conteúdos sobre brincadeiras tradicionais, histórias populares e sugestões para o trabalho de arte-educação com crianças.
 
Criado há sete anos, o canal tem como maior desafio manter um formato que não é usual no YouTube. “Não temos um Youtuber apresentando os vídeos. Em nosso canal, são as crianças que apresentam as suas brincadeiras. Então, isso dificulta um pouco, pois o canal não se personifica na figura de alguém. Por outro lado, isso faz com que os conteúdos sejam mais perenes e atemporais”, revela Nélio Spréa, criador do canal.
 
Sobre estimular as crianças a brincarem fora das telas, Nélio afirma que isso é possível porque os vídeos estimulam a prática das brincadeiras, fazendo com que os pequeninos vejam os vídeos e logo saiam para brincar.
 
Além dos vídeos de brincadeiras, também é possível conhecer no canal mais de cinquenta histórias populares e diversos conteúdos literários que geram o interesse de professores. De acordo com Nélio Spréa, as publicações com brincadeiras são as mais assistidas. “Destacam-se os tutoriais com brincadeiras de mãos e a série AUÊ, composta por dezenas de vídeos com brincadeiras no recreio de diferentes escolas”.
 
Apesar de ser um canal online, boa parte do sucesso da plataforma se deve a uma divulgação à moda antiga: no boca à boca. Segundo Spréa, a Parabolé está diariamente em escolas, encontrando crianças nas oficinas e apresentações. Além disso, também há muito contato do núcleo de arte-educadores da Parabolé com professores, em cursos e palestras realizados pela produtora. “Nessas ocasiões, mostramos alguns vídeos e divulgamos o canal”, conta.
 
Isso faz com que o grupo de arte-educadores mantenha um relacionamento com seu público fora e dentro das telas. Sobre o engajamento e relacionamento com os espectadores, Nélio conta que há uma troca intensa por meio dos comentários. Ele revela que, diariamente, muitos professores e crianças deixam recados, fazem perguntas e pedem dicas por meio da plataforma.
 
Após completar sete anos em grande comemoração, devido ao número dos inscritos, o projeto tem a meta de ampliar o alcance do canal também nos próximos sete anos. “Queremos fortalecer e valorizar essas práticas lúdicas tradicionais. Nosso objetivo é chegar a 1 milhão de inscritos no nosso canal do YouTube”, finaliza.
 
 
Sobre a Parabolé
 
A Parabolé é um núcleo de criação e desenvolvimento em arte-educação. Está em atividade desde 2008 e já produziu mais de 60 projetos culturais, 20 espetáculos, 16 CDs, 13 livros, 3 filmes, 2 séries televisivas infantis e diversas oficinas.
 
É composta por artistas-educadores que se dedicam à criação e à formação artística por meio da literatura, da música e da pesquisa em cultura popular brasileira. Valendo-se da integração de diversas linguagens artísticas, o grupo idealiza e desenvolve projetos culturais que apresentam interesse educacional e social. Intervindo no cotidiano das instituições de forma criativa e estreitando o laço entre os campos da cultura e da educação, a Parabolé é reconhecida atualmente como uma empresa altamente profissional, cumpridora do seu papel social, respeitada pela originalidade e alcance de suas ações.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp