CIDADE NO AR Publicidade 728x90
03/11/2022 às 15h16min - Atualizada em 06/11/2022 às 00h03min

Exposição sobre a relação entre a saúde das pessoas e das construções do Movimento Construção Saudável ganha novo local

A associação amplia a conscientização sobre as consequências do mofo, bolor e infiltrações para a saúde da população

SALA DA NOTÍCIA Paula Ferezin

Acontece na Zona Sul de São Paulo a primeira exposição fotográfica “Saúde das Construções, saúde das pessoas”, promovida pelo Movimento Construção Saudável, até 4 de novembro no Balneário Jalisco. O objetivo é levar conhecimento e educação sobre o tema para que as pessoas saibam reconhecer em seus lares os problemas relacionados à umidade que podem agravar as doenças respiratórias.

Julio Barbosa, diretor Executivo do Movimento Construção Saudável, ressalta a importância do acesso à informação de qualidade para todos. "Por meio dessa exposição fotográfica e outras iniciativas, como palestras e cursos, nós do Movimento estamos empenhados em levar conhecimento à população, educar, conscientizar e cumprir com o nosso papel social. Impermeabilização é bem-estar, mas não só, também é essencial para uma vida saudável.”

A Exposição traz imagens ilustrativas e dados importantes sobre a relação entre o mofo e as doenças respiratórias. Apesar de um ambiente úmido, com infiltração e bolor, apresentar graves riscos à saúde, os problemas causados por uma impermeabilização inadequada ainda são pouco discutidos. 

De acordo com o IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), 85% dos contratempos nas construções do país são causados por umidade e aproximadamente 80% dos imóveis brasileiros sofrem com esse problema.  “Não existe a cultura da impermeabilização preventiva no Brasil. A maioria das pessoas se preocupa apenas em reparar mofos aparentes, mas não em preveni-los ou mesmo eliminar a causa de maneira mais efetiva”, aponta Julio.

Organização social sem fins lucrativos, o Movimento Construção Saudável foi criado em 2019 para discutir os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que este tipo de procedimento, quando não realizado ou mal executado, pode trazer para a saúde das pessoas, em especial, crianças e idosos. 

"Queremos levar informação sobre o agravamento das doenças respiratórias causado pela falta de impermeabilização e dos ambientes inadequados. O que notamos com nossas pesquisas é que o cidadão desconhece que muitas vezes seus problemas de saúde estão diretamente ligados ao ambiente em que vivem. Essas doenças podem ser evitadas através de medidas capazes de assegurar um ar limpo no local de trabalho e em casa. Em lugares livres de umidade e infiltrações, não haverá o crescimento e proliferação de esporos de mofo”, afirma Julio.

 

Serviço – Exposição Fotográfica Saúde das Construções, Saúde das Pessoas

Data: até 4 de novembro de 2022

Horário: das 8h às 21h

Local: C.E. Vila Santa Catarina (Balneário Jalisco) – R. Rodes, 112 - Vila Mascote, São Paulo

Entrada gratuita


Sobre o Movimento Construção Saudável

http://construcaosaudavel.org

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda. 

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp