14/11/2022 às 19h52min - Atualizada em 16/11/2022 às 00h03min

Curso ensina a simplificar documentos jurídicos com o Legal Design e Visual Law

Inscrições para o curso online começam no dia 16

SALA DA NOTÍCIA Agência Drumond
A advogada Gabriella Ibrahim traz ao Brasil o seu curso online sobre a nova metodologia de Legal Design e Visual Law. A proposta é ajudar estudantes de direito, advogados experientes e recém-formados a utilizar ferramentas e elementos de Design, unidos ao Design Thinking, para tornar documentos jurídicos mais acessíveis e compreensíveis. As inscrições para o curso começam no dia 16 novembro, pelo link: https://gibrahim.com.br/ldfd.

Para a Advogada contratualista e especialista em Legal Design, o velho “juridiquês” só gera receio e dúvidas, tanto em empresários, quanto em consumidores. A proposta do curso é ensinar aos profissionais a colocar o destinatário final do documento jurídico como foco de toda estratégia de elaboração.

Gabriella explica que, no dia a dia, grande parte dos documentos consultivos são destinados a pessoas que não são da área jurídica e que não estão acostumadas com determinados termos técnicos. Por isso, o material precisa ser redigido utilizando uma linguagem simplificada e objetiva, aproveitando-se, inclusive, de elementos de design (gráficos, tabelas, fluxogramas) para facilitar a compreensão. Tudo, no Legal Design, é olhar para a experiência do usuário final.

- Se o usuário final for um magistrado, é preciso analisar o que, hoje, o agrada: documentos objetivos, cleans, sem firula. Se é um cliente de prestação de serviços, você pode se dar ao luxo de inserir mais ícones, aproveitar-se de cores, tudo para deixar a leitura mais fluida e assertiva. De novo: Tudo, no Legal Design, é olhar para a experiência do usuário final - ressalta.

A advogada comenta ainda que o grande obstáculo do meio jurídico é o distanciamento da realidade. “Quem nunca se sentou à mesa com mais de um advogado e pareceu estar ouvindo outro idioma? Por exemplo, há pessoas que possuem medo de alugar o apartamento ou a casa, pois não conseguem compreender o texto do contrato de locação”.

Público
A programação do curso é voltada para estudantes de direito que pretendem ingressar com um diferencial no mercado após formados; para advogados recém-formados que ainda não tomaram uma decisão sobre qual nicho atuar; para advogados experientes que pretendem apostar em algo novo; também para quem deseja aprender a fazer uma petição perfeita, que agrade os usuários finais, como, por exemplo, técnicos, analistas, magistrados, entre outros.

- Em resumo, serão aulas voltadas para quem deseja fazer documentos minimalistas, objetivos e que encantam. Documentos focados no usuário final. – Conclui.

Sobre Gabriella Ibrahim
Gabriella Ibrahim é advogada contratualista, especialista em Legal Design, criadora da Formação Completa em Legal Design e Visual Law - Metodologia LDFD, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e pós-graduanda na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
 
Curso online de Legal Design e Visual Law
Inscrições: a partir do dia 16 novembro.
Mais informações pelo link: https://gibrahim.com.br/ldfd 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp