21/12/2022 às 13h41min - Atualizada em 28/12/2022 às 20h48min

5 golpes na compra e venda de veículos

Cautela é essencial para evitar dores de cabeça e até prejuízos com fraudes

SALA DA NOTÍCIA Luana Lopes
Créditos: Alexander Grey

5 golpes na compra e venda de veículos
Cautela é essencial para evitar dores de cabeça e até prejuízos com fraudes 

Uma das heranças da pandemia é o interesse dos brasileiros em adquirir um automóvel. De acordo com um levantamento feito pela OLX, 70% dos entrevistados têm a intenção e/ou pretendem comprar um carro nos próximos meses. Apesar da vontade de começar 2023 com um veículo novo, os clientes devem ter cautela antes de se empolgarem com qualquer pechincha de final de ano que surja. Para orientar os consumidores durante a compra e evitar que caiam em ciladas, Luca Cafici, fundador e CEO da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil, cita os golpes automotivos mais comuns.    

1. Anúncios com preços muito baixos
Com a Black Friday e as festas de final de ano, é comum que o varejo em geral faça promoções e descontos atrativos. Porém, é preciso ter cautela quando se trata do mercado automotivo. Por mais tentador que sejam os preços acessíveis, produtos tão baratos podem apresentar danos e defeitos. À primeira vista, tais falhas podem passar despercebidas, mas no longo prazo vão trazer um custo de reparo equivalente ao valor que foi economizado na compra final. Ou até, o produto final pode nem existir. Por isso, é preciso desconfiar de valores muito discrepantes.

2. Automóveis “direto da fábrica”
Muitos falsos vendedores utilizam anúncios para atrair os consumidores. Antes de fechar a compra, os golpistas pedem para que o pagamento seja feito de forma adiantada para que o carro seja entregue. O problema é que, com o dinheiro em mãos, os falsos compradores não entregam veículo algum e causam  um imenso prejuízo para o cliente. “Para compra ou venda online, a dica é verificar a procedência do anúncio e site no qual está inserido, conferir todos os dados, e sempre checar comentários e avaliações. Muitas vezes, apenas nessa conferência, já é possível descartar o negócio”, explica Luca Cafici.

3. Automóveis apreendidos
Um dos golpes mais utilizados envolve carros já apreendidos. Os vendedores usam a “venda” de veículos que estão sob o controle da polícia, seja por falta de pagamento ou por excesso de multas. Para completar, atraem os consumidores a irem ao pátio encontrar tal veículo e fazer imediatamente o pagamento final.

O VENDEDOR TAMBÉM DEVE TOMAR CUIDADO
Assim como os consumidores finais, aqueles que querem vender um automóvel também devem tomar cuidado para não sofrer com fraudes. Como o prejuízo de golpes automotivos podem ser enormes, Luca também dá orientações para os vendedores.

1. Golpe do test drive
Nesse caso, o interessado pelo veículo faz uma visita e solicita um test drive. O porém é que, ao ter as chaves do carro em mãos, o falso comprador foge com o automóvel. Juridicamente falando, tal situação é configurada como um furto mediante fraude.   

2. O “falso intermediário”
Também muito comum e em alta nesse mercado, golpistas acham anúncios que os agradam, retiram diversas informações dos vendedores, como se estivessem interessados em comprar e replicam esse anúncio para que possam tomar o lugar do verdadeiro vendedor. 

No final de tudo, conseguem receber o valor do carro sem nem tê-lo em mãos. “Infelizmente há muitos golpes nesse mercado porque o setor ainda depende muito de classificados e anúncios. É exatamente por isso que nós decidimos criar uma plataforma que garanta a segurança das transações de todos os envolvidos”, aponta Luca. A InstaCarro auxilia na venda de usados ou seminovos de forma rápida, simples e com uma venda em até 24h, de forma a fazer todo o intermédio entre pessoas e lojistas, sem que nenhum deles precise se deslocar ou até se comunicar. 

Quando o cliente aceita vender um carro a um lojista, a InstaCarro garante a finalização do processo. “Se por qualquer motivo o lojista desiste da compra, ou tem qualquer problema para finalizá-la, a InstaCarro arca com os custos e o cliente final recebe o valor acordado do mesmo jeito”, explica o CEO.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp