17/02/2023 às 17h09min - Atualizada em 21/02/2023 às 00h00min

Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto participa de festival na Itália

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Desde o início desta semana (13/02), a presidente da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), Dulce Neves, e o vice-presidente e diretor artístico da academia, Lucas Galon, estão na cidade de Faenza, na Itália, representando a Alma no Festival Fiato al Brasile, realizado pela Escola de Música Giuseppe Sarti, além de estabelecerem novas parcerias entre a Alma e a escola italiana para intercâmbios de professores e alunos. O objetivo do intercâmbio é promover troca e enriquecimento cultural entre estudantes de música dos dois países, fortalecendo a formação profissional de todos.
 
O evento - que termina na próxima segunda-feira (20) -, recebe diversos estudantes e professores de música, brasileiros e italianos, além de artistas convidados, como o violonista Yamandú Costa. A semana do Fiato al Brasile (Um Sopro de Brasil), é dedicada à partilha de conhecimentos e de valores culturais, sociais e artísticos entre Itália e Brasil. “A Alma mantém parceria com a Escola de Faenza há oito anos e essa troca mútua funciona como uma ponte cultural e de diálogo entre estudantes italianos e brasileiros”, comenta Luciana Rodrigues, diretora administrativa e financeira da Alma.
 
O programa do festival conta com aulas e concertos de repertório erudito e popular europeu e brasileiro, com participação de cantores, maestros e instrumentistas. Lucas Galon, vice-presidente da Alma, participa como compositor, regente, cantor solista e coral; enquanto o regente Rubens Russomano Ricciardi assume o comando de uma orquestra. Ricciardi é diretor da Orquestra Universitária da USP de Ribeirão Preto, com quem a Academia Livre de Música e Artes também mantém parceria desde 2015. O músico, compositor e maestro José Gustavo Julião Camargo, conselheiro fiscal da Alma, também acompanha o grupo que está na Itália.
 
A versão brasileira do Fiato al Brasile é realizada pela Alma, em Ribeirão Preto, sempre em agosto. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus, a edição de 2021 foi realizada de forma virtual e, em 2022, não aconteceu. De acordo com Luciana Rodrigues, a agenda de 2023 ainda está em fase de estudo de viabilidade.

Alma
A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais.  Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp