28/02/2023 às 17h43min - Atualizada em 01/03/2023 às 00h00min

Cursos gratuitos em Tecnologia da Informação buscam aumentar a presença feminina neste mercado de trabalho

A iniciativa, intitulada Código de Base – Mulheres na Tecnologia, além da gratuidade oferece bolsa-auxílio durante os 90 dias de capacitação e busca empresas parceiras para contratação

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
“O lugar da mulher é onde ela quiser”. Essa afirmação, tão necessária e verdadeira e que nos dias de hoje felizmente vem ganhando cada vez mais força, ainda encontra resistência no que diz respeito ao mercado de Tecnologia da Informação (TI). Em outras palavras, este segmento da economia ainda é um território a ser conquistado pelas mulheres.

De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), dos 580 mil profissionais de TI no país, apenas 20% são mulheres. Já dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, apesar de o público feminino ser maioria no ensino superior, apenas 13,3% dos alunos de computação e tecnologia da informação e comunicação (TIC) são mulheres.

Já dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) de 2020 mostram que, mesmo dentre as mulheres empregadas neste setor, o cenário não é o ideal: homens ocupam 67% das hierarquias mais altas, contra 33% das mulheres. Muitos fatores podem explicar a falta de representatividade feminina nesta área, desde o infelizmente ainda presente preconceito de gênero até elementos sociais como o cuidado com a família.

Inclusão - E é com o objetivo de derrubar esses preconceitos e oferecer capacitação e possibilidade de ingresso no mercado de trabalho de TI para mulheres, sobretudo aquelas em condições de vulnerabilidade social, que o Instituto Educ360° - edtech que aplica educação e tecnologia em projetos voltados ao impacto social – criou um curso especialmente focado neste público.

Trata-se do Código de Base Mulheres, iniciativa que oferece exclusivamente às mulheres uma Jornada de Capacitação ao longo de três meses, totalmente gratuita, em categorias com Soft Skill, Mindset Ágil, UX e Stacks. Ao longo deste período, o Educ360° oferecerá, por meio de parcerias com empresas apoiadoras, uma bolsa-auxílio para que cada uma das participantes receba um auxílio financeiro e possa ter uma completa dedicação no aprendizado e entrega de projetos.

A proposta é fazer com que, ao final da jornada de capacitação em TI, as participantes sejam contratadas por empresas que recebam as alunas oriundas destes cursos, a exemplo de empresas que já apoiam e que mantêm parceira com o Educ360°.

Desta maneira, as empresas podem participar com a adoção de bolsas do Código de Base, participando durante o treinamento, propondo temas para os projetos desenvolvidos e destinando vagas para aquelas que se destacarem na Jornada. Há ainda a opção de se realizar a contratação imediata das participantes e gerar impacto financeiro para essas mulheres.

“Nosso desafio é o de alcançar o maior número de bolsistas patrocinadas. Mas não vamos parar por aí, todas as inscritas, mesmo que sem a monetização e que concluírem a jornada, farão parte do Educ360° Talents, em que as empresas terão acesso a perfis para os seus processos seletivos, aumentando o leque de oportunidades e impacto”, destaca diretor e fundador do Instituto Educ360°, Fabio Carmo.

Start - O diretor do Edu360° explica ainda que a ideia de criar uma jornada exclusivamente para mulheres deu-se basicamente por conta da experiência de Roberta Araújo, de 38 anos, que cursou o Código de Base no segundo semestre de 2022. “Antes de participar do projeto, Roberta – que trabalhava como cuidadora de idosos – inscreveu seu filho adolescente, de 14 anos, na jornada para jovens do Educ360°. Ao acompanhar o curso on-line do filho, ela se se interessou e quis saber mais. Foi então que a convidamos para fazer o curso de Java”, relembra Fabio Carmo.

“Era um desafio ingressar nesta área, já que não sabia nada. Mas aceitei”, conta Roberta Araujo, que na sequência fez ainda aulas de Power BI. O resultado não demorou: no fim de 2022 ela foi escolhida para um processo seletivo no banco Santander, para a vaga de auxiliar administrativa. Durante o processo, porém, a equipe de seleção notou que seu nível estava bem acima do desejado. Desta maneira, Roberta foi indicada para outra vaga e hoje está contratada como estagiária na área de Agilidade e Qualidade da F1RST, braço de tecnologia do Santander.

“Estou muito feliz e realizada. Nada disso teria acontecido se eu não tivesse obtido o conhecimento que a jornada me trouxe. Tudo o que eu sei hoje foram eles que me ensinaram”, finaliza Roberta, que já expandiu o seu aprendizado, desta vez cursando Dados.

Inclusão e Diversidade - “Dos segmentos da economia, a área de TI é uma das que mais cresce. Desenhamos este curso porque, juntamente com empresas parceiras como Foursys, Fiserv e Faiston, acreditamos que a inclusão e a diversidade podem trazer inúmeros benefícios para a vida das organizações”, explica Fabio Carmo. Ele acresce ainda que “após completarem os cursos, os participantes terão um vasto leque de oportunidades no mercado de tecnologia, que está com alta demanda e enfrenta o desafio da falta de mão-de-obra qualificada”.

Instituto Educ360° - Trata-se de uma edtech – empresa que desenvolve ações por meio da tecnologia para potenciar a aprendizagem – com conteúdo de ensino mesclando educação e novas tecnologias. Utiliza metodologia ágil, design thinking e lean, lógica, programação, games em realidade virtual e aumentada. O objetivo do Instituto Educ360° é desenvolver, aplicar e democratizar o acesso a conteúdo educacional de alta qualidade, em todos os níveis. Cada projeto é desenvolvido pela edtech para que o impacto gerado possa garantir a igualdade de oportunidades e potencialidades para o público estudantil.

SERVIÇO
Instituto Educ360°
Informações: Site - educ360.org/ / Instagram - instagram.com/educ.360/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp