24/03/2023 às 14h09min - Atualizada em 27/03/2023 às 00h01min

EsportivaMente qualifica profissionais para atuar junto à pessoa com deficiência

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, projeto tem aulas online e capacita especialistas das áreas de esporte, educação e cultura

SALA DA NOTÍCIA Camilla França
RPM Comunicação
Divulgação
Batizado EsportivaMente, um projeto idealizado pelo Instituto Incluir vem qualificando profissionais de diversos campos de atuação no trabalho de inclusão nas áreas do esporte, educação e da cultura. Concebido em parceria com o Centro de Referência na inclusão digital (CRID), do Politécnico de Leiria, Portugal, e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão da UFRRJ (LEPEDI/UFRRJ), o EsportivaMente é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
 
A iniciativa proporciona a formação dos profissionais para o trabalho junto a pessoas com deficiência por meio de comunicação acessível/educação inclusiva, usando o esporte como ferramenta e oferecendo formação continuada a profissionais das áreas de educação, esporte, psicologia, fisioterapia, pedagogia, nutrição, enfermagem, entre outras.
 
Com duração de três meses, o projeto é aplicado por meio de aulas online, via Zoom, e contempla conteúdo científico, teórico e prático do universo da inclusão, desenvolvendo conceitos e ações pedagógicas sobre paradesporto, comunicação acessível, linguagem inclusiva, diversidade no esporte, entre outros. O curso prevê, ainda, a produção, por duplas de alunos, de documentários de no máximo dez minutos de duração.
 
A penúltima turma reuniu alunos de 12 estados e até um de Portugal. A atual conta com 60 alunos, de sete estados brasileiros (Bahia, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás e Paraná), o que materializa o êxito da iniciativa, celebrado pela fundadora do Instituto Incluir, a psicóloga, empreendedora social e doutora em Educação Carina Alves:
 
“O foco do EsportivaMente na comunicação acessível, na educação inclusiva e no esporte para todos despertou grande interesse, assim como o diploma binacional (Brasil/Portugal) que o projeto confere na conclusão do curso. Tínhamos como uma das metas atrair alunos das regiões Norte e Nordeste. Já na primeira turma, tivemos alunos de cidades do interior do Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Paraíba, entre outros. Na atual (2023), contamos com estudantes de cidades inéditas no projeto, como Pindaí (BA), Barreiras (BA), Cidade Portal (PA), Guirapá (PA), Ourilândia do Norte/(PA), Tucuruí/(PA) e Bahia da Traição (PB), além de outros que nos abraçaram nas últimas jornadas”, destaca Carina Alves.
 
Emissão de certificado e aulas disponíveis após o encerramento
 
Para receber o certificado de formação emitido pelas instituições envolvidas no projeto, é preciso que o aluno assista a todos vídeos do cronograma de aulas. Todo o conteúdo é viabilizado pela biblioteca virtual hospedada nos sites do Instituto Incluir e do LEPEDI/UFRRJ, permanecendo disponível no canal do YouTube do Incluir.
 
Para Carina Alves, o formato do curso – disponível com um clique, na palma da mão do aluno, em qualquer lugar e horário – foi mais fator determinante de democratização de conhecimento, acessibilidade a toda a programação e sucesso do projeto, ajudando a impulsioná-lo em regiões que carecem de iniciativas que ampliem a aprendizagem do universo inclusivo.
 
“Por morarem em cidades distantes dos grandes centros, muitos se ressentiam da falta de oportunidades de formação, e dizem que o EsportivaMente preencheu esta lacuna”, celebra Carina.
 
Para mais informações, acesse www.institutoincluir.com.br
 
Sobre o EsportivaMente
O EsportivaMente é uma realização do Instituto Incluir, com parceria do Instituto Politécnico de Leiria e do Centro de Referência na inclusão digital (CRID) da Universidade de Leiria, em Portugal, e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEPEDI/UFRRJ). O projeto tem patrocínio da IBM, Icatu Seguros, BASF, Magnesita, RIP, e apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp