CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/04/2023 às 17h34min - Atualizada em 06/04/2023 às 00h01min

Geógrafo e professor do Objetivo explica tudo sobre os Rios Invisíveis na cidade de São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Roberta Abrahao
Objetivo

A entrevista faz parte do projeto Objetivo Entrevista, que propicia aos internautas acessar, a qualquer momento, um acervo de vídeos com explanações de profissionais renomados da UNIP, do Objetivo e de convidados externos. Na palestra, o entrevistado fala sobre os cursos d’água escondidos pelo concreto, tendo em vista os vestibulares que logo baterão à porta do estudante.

Você já parou para pensar que embaixo da rua de sua casa ou de uma avenida da cidade onde mora ou nasceu pode existir ou já existiu um rio, um córrego ou um riacho? A afirmação pode parecer absurda, mas é a pura verdade. Na cidade de São Paulo, por exemplo, localidades chamadas de Água Funda, Água Rasa, Vila Nova Cachoeirinha, Rio Pequeno, Anhangabaú, Avenida Pirajussara, Águas Espraiadas, Aricanduva e Mooca remetem a bairros e a endereços que tinham ou têm água abaixo da superfície.
A razão de isso acontecer é que, com o passar do tempo e com olhos voltados para o desenvolvimento urbano, a maioria desses cursos d’água foram tamponados e hoje transportam água e esgoto.
Para falar detalhadamente sobre o assunto, as redes sociais da UNIP e do Objetivo exibem, a partir das 18h de 11 de abril, a entrevista “Rios Invisíveis de São Paulo”. O convidado é Sérgio Roberto Nunes, geógrafo formado pela USP, professor do Curso e Colégio Objetivo.
Na explanação, o Prof. Nunes fala sobre a São Paulo dos rios que estão escondidos pelo concreto e como a cidade se “acostumou” a viver sobre eles, o que levou a essa condição de degradação e soterramento nas grandes cidades, sua relação com as enchentes e as estratégias que vêm sendo desenvolvidas visando à recuperação ou preservação dos rios.
Para assistir, acesse as redes sociais oficiais da UNIP e do Objetivo pelo Youtube, linkedin, Instagram e Facebook.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp