CIDADE NO AR Publicidade 728x90
28/04/2023 às 17h16min - Atualizada em 29/04/2023 às 00h00min

5ª Feira do Livro de Guará homenageia a obra do escritor Ziraldo

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Começa no próximo dia 3 de maio, a 5ª Feira do Livro de Guará, movimentando a agenda de eventos literários de 2023 da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, instituição organizadora e realizadora do evento junto com a Prefeitura Municipal de Guará. Distante 90 km de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a cidade prepara uma festa literária de cinco dias (até 7 de maio), com programação extensa para o público infantil, juvenil e adulto.

No cardápio que homenageia a obra do escritor Ziraldo - homenageado da feira -,os visitantes vão encontrar palestras, sarau, shows musicais, intervenções artísticas e circenses, contação de história, espetáculos teatrais e de stand-up - com Chico Lorota -, e sessões do Descobrindo Palavras, novo recorte de conhecimento e troca literária, voltado para crianças. Cinco professores de Guará também serão homenageados pelo evento: Ivone Ribeiro Eufrosino da Silva, Faustina Tereza Dezem Salles, José Guilherme Tizziotti, Higino de Queiróz Andrade, Alba Coimbra de Queiróz Andrade e Sother Antunes. Todas as atividades acontecem na Praça Nove de Julho, no centro da cidade, onde ficam o palco principal e o salão paroquial da igreja Matriz; e no antigo cinema, na rua Deputado João de Faria, 494, também no Centro.
  

A 5ª Feira do Livro de Guará começa com show musical sofisticado do violonista Diego Figueiredo, que recebe a cantora e compositora Ana Cañas. Reconhecido como um dos maiores violonistas do mundo e indicado ao Grammy Awards em 2020, Figueiredo já se apresentou em mais de 60 países. Por sua vez, Ana Cañas figura na lista das mais celebradas jovens artistas da música brasileira, com carreira consolidada junto ao público e à crítica especializada. Antes do espetáculo, a abertura oficial da feira terá presença de autoridades locais e convidados, a partir das 19h30.

A agenda musical da 5ª Feira do Livro de Guará terá mais cinco shows. O descolado cantor Rodrigo José, sucesso nacional do estilo brega chique, promete  levantar o público com clássicos populares nacionais temperados com toques de blues, soul e rock dos anos 1970. Dino Fonseca, com seu Acoustic Sessions, leva ao evento uma proposta mais intimista e cheia de personalidade. A cantora Natacha Silva apresenta uma homenagem à Elis Regina, num espetáculo formatado com encenações, trechos de entrevistas e falas adaptadas do filme “Elis”, retratando a trajetória da cantora de 1960 a 1982. Natacha se apresenta junto com o violonista Gabriel Andrade e a baterista Rafaelle Terrabuio. A Orquestra de Câmara da Academia Livre de Música e Artes (Alma) é uma das atrações com apresentação de concerto com repertório popular. E o cantor e compositor Peninha, um dos mais importantes nomes da música brasileira, também sobe ao palco, no sábado (6/5), a partir das 22h.
    

Para as palestras literárias, o evento recebe o filósofo Luiz Felipe Pondé para conversar com o público sobre o tema “O mundo virtual e suas consequências na vida real hoje e no futuro”; e Rita Von Hunty, para o debate sobre “Micro-agressões”. Na palestra “Professor: identidade e trajetória como sujeito de transformação”, o pedagogo, escritor e doutor em Educação Celso Vasconcellos debate o papel do educador.

No recorte da programação preparada especialmente para o público infantil, diversas atividades prometem divertir e encantar a criançada. Nas sessões do novíssimo projeto Descobrindo Palavras, voltado para meninos e meninas em idade de alfabetização, o ator Evaristo Moura apresenta a obra infantil de Ziraldo. Sessões de contação de história também integram a agenda. O grupo Fio da Meada entrega espetáculo inspirado na coleção “Corpim”, de Ziraldo. A Cia Renda de Lenda apresenta a contação “Toda Brincadeira”, e Aline Neli leva para Guará a história “O menino d’água e o planeta Netuno”, também inspirada no livro homônimo de Ziraldo.

Apresentações circenses também fazem parte da programação. A Cia Zero traz o show “Agora é o momento”. Nesta produção, uma palhaça e seu assistente tentam se apresentar ao mesmo tempo, lidando com imprevistos bem atrapalhados. O espetáculo do Circo Rodado é “Reprises Pareadas” que mostra uma trupe de palhaços de rua se virando como podem para se apresentar como se fosse um grande circo. E ainda tem a intervenção “Pernacoteca: a encantadora biblioteca sobre pernas”, com Cia Eureka. O espetáculo teatral “Tic Tac era uma vez”, com Cia Vovó Cachola; e o show musical infantil Mickey e seus amigos completam as atividades destinadas ao público infantil da Feira do Livro de Guará.
 

E para o público de todas as idades, o MC Marcello Gugu e o DJ DZ comandam o sarau “Coisas que eu ouvi no bar do fim do mundo”, enquanto o grupo Corpo Negro apresenta a montagem teatral “O mundo começa na cabeça”, retratando o racismo infantil no ambiente escolar. 

De acordo com José Paulo Servino Silvério, secretário municipal de Educação de Guará, a expectativa da Prefeitura é receber aproximadamente 10 mil pessoas em todo o evento.  “Nossa perspectiva é tornar a Feira do Livro de Guará um evento permanente e no radar de manifestações culturais na região”, destaca.

Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, comenta que o movimento de feiras literárias regionais é motivador. “O foco da Fundação é incentivar a leitura e proporcionar acesso a diferentes linguagens culturais que dialogam com a literatura, sempre valorizando a cultura brasileira. Junto com a Prefeitura de Guará, preparamos um evento dinâmico e diverso para atender a públicos de todas as idades, tanto da cidade, como da região”, finaliza.

Sobre a Feira do Livro de Guará

SERVIÇO - 5ª Feira do Livro de Guará
Quarta - 3 de maio
19h30: Abertura oficial com presença de autoridades locais e homenagem à professora Ivone Ribeiro Eufrosino da Silva | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

20h30: Palestra literária: Um maluquinho em minha história, com Julinho Sertão  | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

21h30: Show Diego Figueiredo convida Ana Cañas | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

Quinta - 4 de maio
8h e 14h: Contação de História “Corpim - Um mundo todo em mim”, com Fio da Meada | Paróquia (Praça Nove de Julho, Centro)

9h e 15h: Descobrindo Palavras, com Evaristo Moura | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

9h e 15h: Intervenção artística circense “Agora é o Momento”, com Cia Zero | Paróquia (Praça Nove de Julho, Centro)

9h e 15h: Intervenção Artística “Pernacoteca: a encantadora biblioteca sobre pernas”, com Cia Eureka | Antigo Cinema (Rua Deputado João de Faria, 494, Centro)

20h: Homenagem à professora Faustina Tereza Dezem Telles e palestra “Professor: identidade e trajetória como sujeito de transformação”, com Celso Vasconcellos | Palco principal (praça Nove de Julho, Centro)

21h: Show musical com Dino Fonseca | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

Sexta - 5 de maio
8h e 14h: Contação de História “O menino d’água e o planeta Netuno”, com Aline Neli | Paróquia (Praça Nove de Julho, Centro)

8h e 15h: Descobrindo Palavras, com Evaristo Moura | Palco principal (praça Nove de Julho, Centro)

9h e 15h: Contação de História “Toda Brincadeira”, com Renda de Lenda | Paróquia (Praça Nove de Julho, Centro)

9h e 15h: Apresentação teatral infantil “Tic Tac era uma vez”, com Cia Vovó Cachola | Antigo cinema (Rua Deputado João de Faria, 494, Centro)

9h30: Sarau “Coisas que eu ouvi no bar do fim do mundo”, com Marcello Gugu e DJ DZ | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

20h: Homenagem ao professor José Guilherme Tizziotti e espetáculo stand-up com Chico Lorota | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

21h: Show musical com Rodrigo José | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

Sábado – 6 de maio
8h: Apresentações musicais locais com os alunos do Núcleo 2 da Academia Livre de Música e Artes (Alma) e Banda Marcial | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

9h: Intervenção artística circense “Reprises Pareadas”, com Cia Circo Rodado | Paróquia (Praça Nove de Julho, Centro)

10h30: Apresentação teatral “O mundo começa na cabeça”, com grupo Corpo Negro | Antigo cinema (Rua Deputado João de Faria, 494, Centro)

19h30: Concerto Alma – Academia Livre de Música e Artes | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

20h: Homenagem aos professores Higino de Queiróz Andrade e Alba Coimbra de Queiróz Andrade | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

20h30: Palestra literária “O mundo virtual e suas consequências na vida real hoje e no futuro”, com Luiz Felipe Pondé | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

22h: Show musical com Peninha | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

Domingo -  7 de maio
10h: Show musical infantil Mickey e seus amigos | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

20h: Homenagem ao professor Sother Antunes e palestra literária “Micro-agressões”, com Rita Von Hunty | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

21h: Show musical “Especial Elis Regina”, com Natacha Silva | Palco principal (Praça Nove de Julho, Centro)

Para saber mais sobre a Feira do Livro de Guará:
Instagram e Facebook:
https://www.instagram.com/prefeituradeguara/
@fundacaolivrorp

Sites:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
https://www.guara.sp.gov.br
Twitter:(@FundacaoLivroRP)
YouTube: (FeiraDoLivroRibeirao)

Sobre a Fundação do Livro e Leitura
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. 

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp