CIDADE NO AR Publicidade 728x90
08/05/2023 às 16h53min - Atualizada em 09/05/2023 às 00h04min

Recap K Fair e o impacto do plástico na indústria automotiva

Soluções sustentáveis para os carros em todas as fases de vida do plástico: “Make, Use, Recycle"

SALA DA NOTÍCIA BASF
https://plus.onono.com.br/app/plasticos-embalagens-e-adesivos/recap-k-fair-dia-1
Com a proposta de trazer os mais importantes tópicos apresentados na última feira K, a maior feira do universo dos plásticos realizada na Alemanha, a BASF organizou o Recap K Fair no onono® (Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF) no final do mês de março. Foram convidados clientes e parceiros para comentar as tendências nas mais diversas indústrias em que o material é importante, e apresentar as soluções sustentáveis em todas as fases de vida do plástico: “Make, Use, Recycle”. O evento teve forte foco em inovação, economia circular e sustentabilidade.
A Industria Automotiva é uma grande interessada por soluções sustentáveis que contribuem para o atingimento das metas de redução de emissões e o plástico pode ser um aliado nesta jornada rumo ao Net Zero, produzindo carros mais econômicos e sustentáveis
Além de reduzir o peso do veículo e, consequentemente, o consumo de combustível, o uso dos plásticos de engenharia como material permite a flexibilidade para um design mais inovador, oferece melhor poder de absorção de energia e contribui para a segurança dos passageiros. Confira algumas das soluções aplicadas ao setor automotivo e que foram abordadas durante evento:
MAKE: “Promovendo carros mais leves com menos emissão de CO2 no meio ambiente”, este foi o tema da talk com a MAHLE, parceira do setor de peças automotivas. Fernando Ribeiro, BASF e João Sparvoli, MAHLE abordaram sobre os desafios da mobilidade, a busca por materiais mais leves, maior performance no longo prazo e principalmente de alta capacidade de reciclagem e reaproveitamento de materiais. Também apresentaram o projeto conjunto de substituição dos componentes automotivos de metais por plásticos de engenharia e dos benefícios.  Com esta solução, cerca de 320 kg de CO2 deixam de ser emitidos por veículo em apenas um ano, mostrando que a redução de peso do veículo impacta diretamente na emissão de CO2 e melhora da eficiência energética.
MAKE: Soluções para reciclagem mecânica de plásticos. A linha B-Cycle de BASF conta com um portfólio de aditivos que garantem estabilidade ao processo de reciclagem, melhoram as propriedades mecânicas e conferem proteção térmica de longa duração para prevenir a degradação e oferecer nova vida ao material plástico reciclado. É aplicável aos mais diferentes tipos de plásticos, desde embalagens flexíveis até para o processamento de plásticos rígidos, como os para-choques e baterias.
USE: Juan Marcos, de Aditivos para Plásticos da BASF apresentou em outra talk, a solução trinamiX, a tecnologia agregando valor na reciclagem do plástico. O dispositivo realiza a identificação do tipo de plásticos e garante a classificação adequada dos fluxos de resíduos garantindo uma menor contaminação e, por consequência maior qualidade dos reciclados. Além desse dispositivo, trinamiX em parceria com a Continental lançou o visor no interior de carros para identificação facial do motorista, que além de proteger contra o roubo do veículo, também aumenta a conveniência como pelo pagamento digital usando o visor do carro ao abastecer, estacionar e alugar o automóvel.
RECYCLE: “Reciclagem pós consumo na indústria automotiva” com a presença de Arthur Rufino, CEO da Octa, market place circular de peças de veículos, foi apresentado o potencial do mercado de reciclagem automotiva tendo em vista que atualmente no Brasil são desmontados 500 mil veículos/ano, mas há o potencial de desmonte de 5 milhões. Sendo assim, a expansão desse mercado exige um esforço em conjunto e conscientização acerca do processo, aproveitamento de peças e da destinação correta dos materiais. Estruturar um programa de circularidade não é tarefa fácil e independente, a BASF trouxe para a roda de discussão o programa de economia circular chamado Circulaí que fornece solução para coleta, processamento e reuso dos resíduos de poliamidas. O programa está em fase de validação com a indústria automotiva e o objetivo é ampliar e contribuir cada vez mais para a difusão da circularidade como ferramenta de avanço para toda a cadeia.
“O Recap K Fair teve o peso de uma sessão de criatividade coletiva no setor automotivo, trazendo questões pesadas de inovação vindas de locais pouco prováveis como a reciclagem de veículos e catadores de plástico. Foi muito bacana ver como há oportunidades ocultas pela falta de conexão entre os entes da cadeia, algo que o onono® conseguiu quebrar, viabilizando novos caminhos simples, viáveis e promissores para todo o mercado, muito além do negócio central de cada empresa ali presente”, comenta Arthur Rufino, CEO da Octa.
Além destes temas abordados, os participantes que estiveram presencialmente no onono® durante evento tiveram a oportunidade de conhecer ao vivo a aplicação de parte das soluções automotivas da BASF. O conteúdo total, de 12 talks, está disponível no link da plataforma onono+ para acesso gratuito, de acordo com os dias da programação.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp