10/05/2023 às 15h23min - Atualizada em 11/05/2023 às 00h01min

Chegar aos Estados Unidos sempre é preocupante. Vou ficar? Ou serei deportado? Medo da famosa salinha da imigração.

SALA DA NOTÍCIA Anelise Lopes - SK Comunica
Viajar para o exterior, seja a trabalho, turismo ou intercâmbio, é uma vivência inesquecível. Cultura, pessoas, costumes e línguas diferentes. Todas estas preocupações fazem parte para quem se aventura fora do país de origem. Mas existe uma outra etapa da viagem que eleva o nervosismo: a imigração.
Sim, muitas pessoas não ficam tranquilas quando tem que lidar com a Imigração dos Estados Unidos, mesmo assim, não há o que temer se você for claro, objetivo e principalmente verdadeiro.
Logo ao desembarcar no novo país, perguntas serão feitas pelos agentes do CBP – U.S. Customs and Border Protection, órgão do governo americano que controla a entrada e a saída nos Estados Unidos. Todo viajante estrangeiro passa por essa entrevista antes de sair do aeroporto e respondem a perguntas como: Qual o motivo da viagem, quanto tempo você vai ficar, onde vai ficar, se está viajando sozinho, se conhece alguém nos Estados Unidos, e se for por trabalho, o nome da empresa etc.
Nesta hora é importante manter toda a documentação à mão e principalmente responder tudo com firmeza.
A advogada Ingrid Domingues McConville, com experiência de 28 anos em imigração, adverte que o agente imigratório tem todo o histórico da pessoa no momento da entrevista. Com estas informações o agente já sabe muita coisa de antemão, por isso a importância de dizer a verdade e responder tudo o que for perguntado. Até mesmo cidadãos americanos têm que responder perguntas e podem ser questionados sobre a viagem. Vale ressaltar que os agentes são treinados para observar qualquer expressão facial diferente ou “suspeita” e caso a pessoa não conseguir responder ou der algum motivo para desconfiança, provavelmente vai ser levado para a temida sala de fiscalização.
Se acontecer de ser barrado pela imigração ainda no aeroporto, dependendo do motivo alegado pelos agentes, a pessoa volta para o Brasil e será punida com a proibição de entrada nos Estados Unidos por um tempo determinado.
No caso de entrevistas para vistos específicos de imigrantes, vale a mesma regra – Tranquilidade, objetividade e veracidade dos fatos. É nesta etapa onde todo um trabalho por ser perdido, mesmo depois do caso aprovado pelo USCIS - Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA. A aprovação do visto só estará garantida depois da entrevista. O poder do agente é grande e ao negar o caso, pode alegar até mesmo uma atitude arrogante ou de desrespeito do entrevistado.
Seja qual for o motivo de sua viagem ou mudança para os Estados Unidos, o importante é estar preparado para todas as etapas e um acompanhamento de um advogado especializado em imigração será sempre a melhor opção.
Quer saber mais  entre no   https://instagram.com/dmvisalaw?igshid=YmMyMTA2M2Y=
 * Ingrid Domingues-McConville fundou a DM VISA LAW - Domingues McConville, P.A. em 1995.  É membro da Ordem dos Advogados da Flórida desde 1995 e membro do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Distrito Sul da Flórida.  Ingrid obteve seu diploma de graduação em Psicologia pela Universidade de Miami em Coral Gables, Flórida e seu diploma de Direito pela Cleveland-Marshall College of Law em Cleveland, Ohio. Com 28 anos de experiência em Direito de Imigração, Ingrid representou clientes em todo os Estados Unidos e no mundo, tanto em questões de imigração empresarial quanto familiar.  Ajudou empresas e indivíduos a obterem vistos e residência permanente nos Estados Unidos. Ingrid desempenha um papel de liderança significativo na comunidade brasileira no sul da Flórida e em todos os Estados Unidos, fornecendo orientação e aconselhamento jurídicos muito necessários.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp