CIDADE NO AR Publicidade 728x90
19/05/2023 às 16h33min - Atualizada em 21/05/2023 às 00h01min

Fundação do Livro e Leitura prepara professores e estudantes para o Combinando Palavras da 22ª FIL

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Cumprindo o cronograma de ações preparativas para a 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontece de 12 a 20 de agosto, a Fundação do Livro e Leitura e o Sesc realizam, até o dia 31 de maio, atividades de formação para coordenadores e professores da rede estadual de ensino de Ribeirão Preto, rede municipal das cidades de Luiz Antônio e Serrana, além da rede estadual de São Simão e Sesi.  
  

Heloísa Prieto (Educandário)                                          Stella Maris Rezende (rede municipal)

Para a edição de 2023, a Fundação anuncia 10 autores do projeto e confirma presença de todos durante a Feira do Livro para encontro com os estudantes. São eles: Heloísa Prieto (Educandário), Stella Maris Rezende (rede municipal), Sara Bentes (Adevirp), Cristiane Sobral (Etec), Júlio Emílio Braz (Sesi), Aline Bei, Bruna Beber, Márcia Kambeba, Cristhiano Aguiar, Maurício Negro e Júlio Emílio Braz (rede estadual), Maurício Negro (Serrana), Márcia Kambeba (Luiz Antônio) e Cristhiano Aguiar (São Simão). 
 
    

Sara Bentes (Adevirp)                                                        Cristiane Sobral (Etec) foto Ricardo Pacheco
Durante os meses de março e abril, a entidade também realizou oficinas para professores e coordenadores da rede municipal de ensino, Etec José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira e Adevirp.
  

Júlio Emílio Braz (Sesi)                                                   Aline Bei
Agenda de maio

Até o final do mês, professores se reúnem, com mediadores do projeto e com cinco escritores convidados especialmente para as atividades. Ao todo, serão realizados cinco encontros com os autores: no dia 3 de maio, Christiano Aguiar esteve com os professores de forma on-line; e no dia 10, Bruna Beber veio a Ribeirão Preto - ambos contaram com a mediação de Adonai Ishimoto. No dia 17, foi a vez da autora Márcia Kambeba, com mediação de Plinio Camillo. Já no dia 24, Aline Bei participará do encontro de forma on-line. No dia 31, Mauricio Negro encerra as atividades, também de forma on-line – os dois últimos encontros serão mediados pela jornalista Daniela Penha. 
   

Cristhiano_Aguiar                                                            Marcia Kambeba

O programador do Sesc Ribeirão, Vitor Hugo dos Santos, destaca a importância da participação dos autores durante o processo de formação. “Houve um aprofundamento maior dos alunos com os escritores, graças a esses encontros com os professores, que vêm sendo realizados desde o ano passado”. O bibliotecário Adonai Ishimoto acrescenta que os professores já estão buscando outras fontes de pesquisa sobre os autores, além das que foram apresentadas. “Eles estão ampliando as informações com entrevistas, vídeos e podcasts”.

Após esse primeiro contato com os professores, a escritora Bruna Beber revela estar ansiosa e aguarda por fortes emoções durante a FIL. “Os alunos estão estudando minha obra e isso é muito legal. Vou me sentir em um arquivo confidencial”, brinca.

Fernanda Silvestre, supervisora de programação do Sesc Ribeirão, revela que a literatura é uma das linguagens mais queridas pela entidade. “Esse projeto nos encanta porque atuamos diretamente na formação de professores e na vida dos alunos. Poder proporcionar o encontro de professores e autores e, depois, dos autores com os alunos, nessa relação de troca que o Combinando Palavras permite, é muito bom”, destaca.

“Esse projeto é feito a muitas mãos, mas com o ideal comum de formar leitores. A Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, a Fundação do Livro e Leitura e o Sesc unem forças para apoiar professoras e professores a ampliar repertórios e acessos de nossos estudantes. A literatura é a arte de combinar palavras, que inquietam, acalmam, questionam, elucidam e que transformam pessoas. E esse é o propósito do Combinando Palavras”, complementa o professor Luciano André Mantovani, professor especialista em currículo de Língua Portuguesa na Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto.

Capacitação e metodologia
As oficinas realizadas visam agregar referências que vão estimular as produções autorais dos alunos em sala de aula (todos os trabalhos serão apresentados aos escritores durante um encontro presencial na 22ª FIL). “Essa formação destinada aos professores é fundamental para o sucesso do projeto, porque é o momento de encantamento com a proposta, com os autores e seus universos. Nossa expectativa é de aproximar os estudantes da literatura contemporânea, ou seja, dos autores que trazem histórias de vidas diferentes, porém, normais”, pontua Priscilla Altran, integrante do Núcleo de Formação de Leitores da Fundação do Livro e Leitura.

“Sou apaixonada por esse projeto porque promove interação do aluno com a literatura e provoca transformações. Minha expectativa é que as obras destes autores contemporâneos impactem a vida dos meus alunos e a minha também”, diz Mari Senedesse, professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Professora Djanira Velho, em Ribeirão Preto. Para Tânia Cristina dos Santos, professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Alpheu Dominiguetti, “os professores são transformadores nesse meio de levar a cultura, a arte e a literatura para os alunos. O mais importante nisso é o engajamento transformador que a leitura tem e que nos representa de maneira essencial para a vida”. 

“Quando escutamos os professores ao final das atividades, o fator emocional é comum a todos. O Combinando Palavras é um projeto que emociona porque é o lugar das possibilidades”, sublinha a vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora da FIL, Adriana Silva.

Além desta formação dirigida, a Fundação oferece, gratuitamente, o site Livro Vivo, plataforma digital que centraliza propostas pedagógicas, informação sobre os autores e suas obras, videoaulas e outros conteúdos de apoio a todas as etapas do projeto.

Experiência consolidada
Realizado pela FIL desde 2017, o projeto tem o objetivo de fomentar a prática da leitura e auxiliar no desenvolvimento das habilidades artísticas dos estudantes participantes, como a escrita criativa, música, dança e arte. Nas cinco edições realizadas, cerca de 30 mil alunos foram atendidos, além do envolvimento de cerca de 300 professores de 220 escolas de Ribeirão Preto e de 13 cidades da região. Principal projeto de formação de leitores da Fundação do Livro e Leitura, o Combinando Palavras soma, até aqui, 37 escritores participantes, com suas obras lidas e estudadas.

Na edição mais recente (2022), o programa reuniu 9.500 estudantes de 64 escolas estaduais e 25 municipais, além de uma Escola Técnica Estadual (Etec), da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp), sete unidades do Sesi, Fundação Educandário e Marista Escola Social Irmão Rui. No total, 141 professores participaram da atividade em 2022, realizada em Ribeirão Preto, Franca, Luiz Antônio e Serrana. 

“O primeiro influenciador para o aluno se tornar leitor é o professor. Então, o Combinando Palavras é uma atividade que vem dessa interferência: do impacto da importância de um professor na vida de um estudante”, ressalta Adriana Silva.

O projeto Combinando Palavras tem apoio da Diretoria Regional de Ensino, da Secretaria Municipal da Educação, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, Adevirp, Marista Escola Social Irmão Rui, ETEC José Martimiano da Silva e Rede Escolar Sesi-SP. 

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. 

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp