09/06/2023 às 16h58min - Atualizada em 11/06/2023 às 00h04min

São João vai movimentar Pernambuco e locadoras de carros projetam aumento de até 100% na demanda

Diante da expectativa de mais de 5 milhões de visitantes no estado, associação das locadoras recomenda reserva antecipada de aluguel de carros.

SALA DA NOTÍCIA Agência Em Foco
Pixabay
É tempo de curtir os “arraiás”! De acordo com dados do Ministério do Turismo, as festividades devem mobilizar mais de 26,2 milhões de pessoas e arrecadar cerca de R 6 bilhões pelo Brasil, crescimento de 76% em relação a 2022. Em Pernambuco, conforme a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), as festividades também farão com que a demanda por aluguel diário de carros cresça em até 100% na comparação com a baixa temporada.
 

Ainda conforme a ABLA, Pernambuco terminou 2022 com 18.685 automóveis e veículos comerciais leves registrados em nome de locadoras. O turismo é responsável por 40% da demanda dessa frota, enquanto a terceirização (aluguel de frotas inteiras para órgãos públicos e empresas) representa aproximadamente 60% da utilização dos carros do setor em Pernambuco.
 

“O São João é a segunda festa mais importante para nós, atrás apenas do Carnaval”, confirma o conselheiro gestor da ABLA em Pernambuco, Nildo Pedrosa. “A movimentação é gigantesca, com previsão de mais de 5 milhões de visitantes. Não em vão, rivalizamos em particular com a Paraíba sobre quem tem o maior São João”, comenta.
 

Em Caruaru, onde a festa teve início já no final de abril, há 25 polos, mais de 1.200 atrações e 65 dias de festa, tem uma estimativa de público de 4 milhões de pessoas e incremento em cerca de R 600 milhões na economia local. Já em Petrolina devem ser gerados R 275 milhões com a participação de 800 mil pessoas. Em Gravatá, a expectativa é receber mais de 200 mil pessoas.
 

A festividade atrai não só turistas brasileiros, como também os estrangeiros. “Ao alugar um carro, quem viaja tem mais liberdade, praticidade e comodidade de explorar diferentes cidades e regiões, aproveitando festas em lugares distintos e visitando um maior número de atrações. A locação permite a personalização dos itinerários, otimizando o tempo de viagem”, explica Pedrosa.
 

Já de olho nas férias de julho, quando principalmente turistas do Sul e Sudeste fogem do frio rumo a Pernambuco, a expectativa, segundo a direção da ABLA, é ainda mais positiva. “E, tanto agora para o São João, quanto para o próximo mês, temos a demanda extra do interior paulista, por conta do hub da Azul Linhas Aéreas e as ligações diretas para o Recife”, completa Nildo Pedrosa.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp