14/06/2023 às 16h20min - Atualizada em 15/06/2023 às 00h04min

Maxtrack inicia projeto para neutralização de emissões de carbono em operações de transporte de carga

Realizada em parceria com o Instituto Uaimií, iniciativa trabalhará na criação de um fluxo de compensação de carbono, por meio do plantio de árvores nativas e preservação ambiental

SALA DA NOTÍCIA Bruna Oliveira
(Imagem: área para plantação de mudas_crédito: divulgação)
São Paulo, junho de 2023 - Em linha com seu compromisso sustentável, alinhado à suas políticas de ESG, a Maxtrack, referência em tecnologia para rastreamento de passageiros e cargas na América Latina, deu início ao projeto Carbono Zero, para neutralização das emissões de carbono do transporte rodoviário em suas frotas monitoradas. 

Realizado em parceria com o Instituto Uaimií, laboratório de experiências para recuperação de áreas degradadas e preservação ambiental, o projeto trabalhará na criação de um fluxo de compensação de carbono, por meio do plantio de árvores nativas. A iniciativa será desenvolvida a partir de um cronograma, considerando a implementação e operação de transporte, monitoramento e inteligência, plantio e acompanhamento das áreas, garantindo as metas de redução ou compensação de carbono junto às frotas.

A mensuração de consumo de combustível, emissões de CO² e demais cálculos de carbono em toda a frota são realizados pela tecnologia Maxtrack que, com uso de inteligência artificial, é capaz de tornar a condução de motoristas mais eficiente e sustentável. Com a economia gerada, as transportadoras participantes poderão sequestrar os gases poluentes, emitidos durante as operações, com o plantio de mudas nas áreas de preservação conveniadas com o Instituto, localizado em Ouro Preto (MG). 

O cultivo, acompanhamento e transferência das árvores para os locais definitivos de criação serão realizados pelo Instituto Uaimií, garantindo toda a rastreabilidade dos lotes compensados e a manutenção dos espaços de criação. Para a execução das ações, a Maxtrack e o Instituto vão promover a criação de um comitê de gestão, em conjunto com representantes dos transportadores. O projeto contará, inicialmente, com uma meta crescente de neutralização, considerando a diminuição de, ao menos, 20% das emissões a cada ano.

“Desde o início de nossa operação, trabalhamos atentos à necessidade de cuidado ambiental em todas as áreas em que atuamos. Este ano, iniciamos algo mais impactante, considerando, especialmente, a grande quantidade de carbono emitida pelo setor de transporte de cargas. Trabalhamos por um mundo mais seguro com o uso da tecnologia e, com o projeto de Carbono Zero, também por um mundo mais sustentável”, explica Gustavo Travassos, fundador da Maxtrack.
Saiba mais em: https://www.maxtrack.com.br/

Sobre a Maxtrack
Com mais de 20 anos de mercado, a Maxtrack é referência em tecnologia para rastreamento de alta performance na América Latina. Atua nas verticais de transporte de passageiros e transporte e logística de cargas. Oferece soluções tecnológicas de monitoramento e inteligência de dados de ponta a ponta, desde o planejamento e fabricação do hardware com foco na inteligência do negócio ao tratamento dos dados coletados, transformando-os em valor de diferentes maneiras para o cliente.
Hoje a empresa é a maior produtora de rastreadores da América Latina, responsável pela inteligência e eficiência logística de grandes empresas e monitorando em tempo real mais de 3 milhões de veículos em vários países do mundo e mais de 15 mil pessoas em plantas conectadas de clientes.

Contatos para imprensa:
Leonardo Nascimento - [email protected] | [email protected] | (11) 98211 6412

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp