16/06/2023 às 14h03min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h01min

Oportunidade para jovens de Triunfo, RS, o curso gratuito de design e economia criativa com reciclagem de plástico está com inscrições abertas. É o projeto Ateliê Criativo

Patrocinado pela Braskem, realização da Quest/Zeppelin, é oferecido para 60 jovens de baixa renda e maiores de 16 anos

SALA DA NOTÍCIA P. Santos
Divulgação
Jovens maiores de 16 anos, da região de Triunfo, cidade do Rio Grande do Sul, podem se inscrever no Ateliê Criativo, até dia 12 de julho. O curso livre e gratuito é oferecido pela Braskem em parceria com a Quest.

Serão selecionados 60 participantes, divididos em três turmas de 20 pessoas, com idade a partir de 16 anos, de baixa renda, preferencialmente residentes no entorno da unidade industrial da petroquímica e os interessados podem se inscrever no link: https://forms.gle/Tu8UAPAog59DDmPm6.

Os participantes terão acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais, computadores, além de máquinas para reciclagem do plástico e a transformação dos insumos em utensílios, ou obras de arte, como trituradora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora. Após o período das oficinas, os alunos apresentam individualmente um trabalho de conclusão que avaliará seu aprendizado.

O projeto Ateliê Criativo utiliza como base a iniciativa Precious Plastic, do engenheiro e designer holandês Dave Hakkens, que combinou o uso de máquinas e técnicas para reciclagem do plástico. Este material é utilizado na produção de diversos produtos consumidos diariamente. Entretanto, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apenas 9% dos resíduos de plástico do mundo são reciclados, o restante é descartado em aterros sanitários, lixões e no meio ambiente.

O curso conta com carga horária de 192h, em aulas realizadas três vezes por semana, com turmas nos seguintes horários: Turma 1 - Segunda, Quarta e Sexta das 09:30 às 12h; Turma 2 - Segunda, Quarta e Sexta das 13:30 às 16h; Turma 3 - Sábado das 09:30 às 12:00 e das 13:30 às 16h.
.
“Acreditamos que a iniciativa possa contribuir para as comunidades locais, gerando oportunidades reais de renda, além do desenvolvimento de novas habilidades no setor da economia criativa. Ademais, a iniciativa desenvolverá a partir de um passivo ambiental objetos de alto valor agregado contribuindo positivamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirma Thiago Catelani, coordenador de projetos da Quest.

“Com esse projeto, buscamos capacitar pessoas, desenvolver e ampliar conhecimentos para trabalhar na reciclagem e reafirmamos o nosso compromisso regional com o desenvolvimento sustentável, elevando o potencial de empregabilidade, geração de trabalho e renda, levando oportunidades para as comunidades que estão em nosso entorno. É neste cenário que o projeto poderá capacitar jovens sobre a melhor forma de reciclar e inovar viabilizando a economia circular, evitando que os materiais sejam destinados a aterros sanitários ou, ainda, descartados de forma inadequada no meio ambiente”, esclarece o gerente de relações institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.

O projeto está sendo desenvolvido simultaneamente nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia e agora no Rio Grande do Sul, onde a companhia está presente e tem como objetivo ensinar jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico.

Serviço | Ateliê Criativo

Inscrições – até 12/7
Link para inscrições - https://forms.gle/Tu8UAPAog59DDmPm6.

Local das aulas: Antigo SENAI - Av. 13 de Maio, 1111 - Centro, Triunfo - RS

Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Sobre a Quest  
Atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. A Quest tem uma trajetória que une qualidade, inovação e contrapartida social, atuando em cooperação com artistas, produtores e agentes culturais para alcançar seus objetivos institucionais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, implantou ou coordenou a implantação de mais de 100 núcleos de cultura, inovação, dança, teatro, design e gastronomia em território nacional, empregando centenas de educadores, e beneficiando diretamente milhares de jovens. 

Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA

Mais informações:
Telefone/Whatsapp (11) 99957-1817
https://www.instagram.com/ateliecriativoprojeto/
https://www.facebook.com/ateliecriativoprojeto/

Email: [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp